Compartilhe
Tráfico de Seres Humanos
O tráfico de seres humanos não é somente um problema brasileiro, mas um fenômeno mundial que tem sido vivenciado por milhões de pessoas de diferentes lugares do mundo. Essas pessoas ficam submetidas a trabalhos forçados para gerar lucros aos grupos de exploradores.
No Brasil o tráfico de seres humanos se encontra como a terceira maior fonte de renda gerada pelo tráfico. Perdendo somente para o tráfico de armas e drogas. Veja este vÃdeo que discute o tema do tráfico:
Dentre as principais vÃtimas, estão jovens em situação de grande vulnerabilidade, marcado por diversos problemas sociais, como falta de acesso a educação e condições dignas de sobrevivência. Muitos deles são aliciados, seduzidos pela possibilidade de melhorar as suas condições de vida.
Tráfico de seres humanos é o ato de transferir, alojar, raptar ou coagir através da força pessoas de uma localidade para outra podendo ser dentro ou fora do paÃs, de maneira legal ou ilegal, voluntariamente ou não.A finalidade é para exploração do trabalho seja a serviço de redes internacionais de exploração sexual, da mão-de-obra escrava ou remoção de órgãos.
O medo que as vÃtimas sentem de fugir ou de denunciar o que está acontecendo são as principais razões para que o número total destas vÃtimas ainda seja desconhecido.
Este crime pode tomar diferentes formas, em combinações secretas com outros procedimentos ilegais: exploração infanto-juvenil, conflitos civis, trabalho forçado, pedofilia, migração ilegal e prostituição sob coerção. Especialistas chamam este crime de escravidão contemporânea.
Conheça fatores de risco:
- As mulheres que são exploradas pelo tráfico de seres humanos no Brasil, em sua maioria, são jovens, negras, solteiras, de baixa renda e com pouca escolaridade.
- Pessoas que acreditam que vão melhorar de vida, porque são atraÃdas por promessas de emprego e bons salários em outros paÃses.
- Os aliciadores são, na maioria das vezes, homens adultos, com alto nÃvel de escolaridade, muitos são empresários, que trabalham em casas de show, bares e agências de encontros.
- Os encontros com as vÃtimas se dão, muitas vezes, através de uma conversa informal entre os turistas, que ficam hospedados nos hotéis, e as meninas que ficam na praia ou no calçadão.
- Eles fazem propostas tentadoras paras estas meninas que quase sempre não tem muitos recursos financeiros para viver.
O tráfico de seres humanos viola os direitos fundamentais das pessoas e é essencial que se desenvolva um trabalho de intervenção para que este tipo de crime deixe de existir.
Para combater o tráfico de seres humanos é preciso ter mais informações sobre ele e não apenas trabalhar com suposições. As famÃlias, os professores, a polÃcia e o poder público não devem medir esforços em divulgar amplamente o que é este ato criminoso, já que este crime permanece escondido e a juventude deve estar atenta a estas discussões.
Você conhece alguém que precisa ajuda? Alguém que está em risco de ser vÃtima de tráfico?
O Ministério da Justiça criou um serviço telefônico gratuito para denunciar quadrilhas de tráfico de pessoas. No Brasil, basta discar 100. A denúncia também pode ser feita via internet, através do email: disquedenuncia@sedh.gov.br. O Ministério da Justiça garante o sigilo.
Denuncie ligando para 100
Você sabia?
- Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 44% das vÃtimas do tráfico são alvos de exploração sexual, 32% são aliciadas para exploração no trabalho e 25% sofrem com a combinação de ambos os tipos de exploração. Ainda segundo a OIT, pelo menos metade dessas vÃtimas de tráfico são menores de 18 anos.
- As principais rotas do tráfico de brasileiras para os PaÃses Baixos partem da região amazônica, com escala no Suriname, paÃs que faz fronteira com os estados do Pará e Amapá. Um relatório da ONG Fórum da Amazônia Oriental revela que das 241 rotas de tráfico de seres humanos identificadas no Brasil, 76 passam pela região Norte.
- As mulheres são o principal alvo do tráfico internacional de seres humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, só na Europa, 500 mil mulheres sejam traficadas a cada ano. As brasileiras engrossam as estatÃsticas no velho continente e somam 75 mil, o equivalente a 15% das vÃtimas.
- Dos brasileiros que cruzam o Atlântico vÃtimas do tráfico, 90% são do sexo feminino. Espanha, Holanda, Itália, Portugal, SuÃça e França são os principais destinos das brasileiras, segundo as Nações Unidas. E elas chegam principalmente dos estados de Goiás, São Paulo, Ceará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
- Pobreza e falta de oportunidades são apontadas pela Organização Internacional para Migração (OIM) como um estÃmulo à expansão do tráfico de seres humanos no mundo. Desde 1994 combatendo as redes internacionais, a entidade já providenciou assistência a cerca de 15 mil vÃtimas do tráfico de pessoas e implementou 500 projetos de reinserção em 85 paÃses.
- O tráfico mundial de pessoas, que inclui, em sua maioria, crianças e adolescentes, movimenta 12 milhões de dólares, o equivalente a R$ 36,468 milhões por ano. É, portanto, o terceiro mercado criminoso do mundo, sendo superado apenas pelos tráficos de armas e drogas. Esses números foram destacados pela deputada Laura Carneiro.
- Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada ano cerca de um milhão de crianças são exploradas sexualmente no mundo, pelo tráfico, pelo abuso sexual, pela prostituição e pornografia infantil, o que comprova a existência de uma indústria com o tráfico.
Serviços Úteis:
A quem recorrer em caso de tráfico, violência e exploração na Holanda:
Consulado-Geral do Brasil em Roterdã
Stationsplein 45 A2.202 3013AK Rotterdam
Tel. 31 0 10-206 2211
plantão: 06 5155 4836
TAMPEP International Foundation
Westermarkt 4 1016 DK Amsterdam
Tel. 31 20 624 71 49
Fax: 31 20 624 65 29
Email: tampep@xs4all.nl
CCA – Comunidade Cristã em Amsterdã
Postjesweg 150 Amsterdam
Tel. 31 20 616 26 38
Brasileiros na Holanda
Telefone: + 31 (0) 633700533
Links
- ABONG
- Coletivo Mulher Vida
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 1
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 2
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 3
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 4
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 5
- Denúncia do Tráfico de Pessoas 6
- Dia europeu de combate ao tráfico de seres humanos
- Dossiê Tráfico de Seres Humanos
- Embaixada Americana
- Escravidão e tráfico de seres humanos
- Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos
- Fórum de Segurança Pública e Tráfico de Seres Humanos
- Fórum de segurança Pública e Tráfico de Seres Humanos
- Justiça de São Paulo
- Nações Unidas – Tráfico de humanos lucra US$ 30 mil por pessoa
- O que é o tráfico de pessoas
- Observatório de Segurança e Relatório do Tráfico de Seres Humanos
- ONU denuncia tráfico de seres humanos no Iraque
- ONU
- Projeto Fábrica
- Reportagem sobre
- Reportagem sobre
- Tráfico de Pessoas
- Tráfico de Seres Humanos: O olhar de uma jovem feminista
- Tráfico de Seres Humanos: Jovens são vÃtimas no paÃs
- Tráfico Humano
- Exploração sexual comercial mulheres e meninas são as principais vÃtimas
Links por Estado
Amazonas
Ceará
Maranhão
ParaÃba
Rio Grande do Norte