Dupla jornada é rentável, mas pode ser prejudicial

 

Quem não sonha em comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem internacional ou simplesmente deseja um futuro financeiramente mais estável? Uma vida tranquila, com as contas em dia e ainda uma reserva para o lazer é o mínimo que um trabalhador pode almejar. Aliás, esse deveria ser um direito de todos.

Infelizmente, boa parte da população brasileira não consegue viver desta forma com o salário que ganha. E é trabalhando em dois empregos que muitos encontram a solução para enfrentar os problemas financeiros.

Segundo estudo divulgado na última terça-feira(11), pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo necessário para o trabalhador cobrir as despesas básicas, em dezembro do ano passado, deveria ser de R$ 2.227,53. O valor do salário mínimo que está em vigor é de R$ 510.

Pensando em pagar algumas contas pendentes e comprar um veículo, há três meses, o porteiro Francisco Nunes de Souza resolveu encarar o desafio de trabalhar em duas empresas. Com objetivos bem definidos, as horas de trabalho passam mais rápido e ele ainda encontra ânimo para cuidar da casa e cozinhar.

Como mora sozinho, seo Francisco não vê problema algum em trabalhar durante à noite. Ele trabalha das 19 às 7horas, sendo uma noite em cada empresa. Ao chegar em casa, dorme das 8 às 14 horas e no restante do dia cuida da casa, lava as roupas e ainda prepara o almoço do dia seguinte. “Ainda sobra tempo para ir ao comércio de vez em quando e ir à igreja”, conta Souza.

Ele trabalhou por oito anos em uma empresa e quando saiu resolveu encarar dois empregos. “Tinha um carro, mas dei para minha filha e agora quero comprar um para mim. Se estivesse trabalhando só em um lugar ficaria mais difícil”.

Além de pensar nas vantagens financeiras, é importante considerar as questões de saúde e de qualidade de vida.

Segundo o psicólogo e coach Arthur Costa, esta decisão só é válida quando se tem a certeza de que ela não vai gerar um custo extra para o profissional.

 

Fonte: Odiario.com