Prefeitura distribui cartilhas educativas para adolescentes

Para orientar os jovens sobre saúde, desenvolvimento e educação sexual, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), distribui a Caderneta de Saúde do Adolescente. Produzida pelo Ministério da Saúde, a cartilha é entregue nas escolas vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE).

Ao todo, são 27 escolas incluídas no programa, sendo 20 da rede municipal e sete da estadual. Segundo a coordenadora de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem, Rita Bitencourt, a cartilha serve para dar prosseguimento às orientações passadas pela Caderneta da Criança, também distribuída no município. É uma continuação da Caderneta da Criança. O objetivo é acompanhar o crescimento e desenvolvimento da criança ao adolescente, explica ela.

O foco principal é a saúde do jovem, mas outras informações estão presentes. A caderneta, distribuída nas versões masculina e feminina, traz orientações como direitos do adolescente, saúde bucal, educação sexual, e abordagens sobre o crescimento, desenvolvimento e mudanças ocorridas na adolescência.

Um dos objetivos é tornar o adolescente responsável por sua própria saúde, e ensiná-lo a cuidar do seu corpo, conta Rita Bitencourt. O material conta com tabelas para que os adolescentes acompanhem o seu desenvolvimento, além de um calendário de vacinação.

Utilização

Para que os jovens saibam como utilizar a cartilha, a SMS, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza treinamentos com os professores. Queremos que os alunos saibam usar o que receberam. Se eles receberem e deixarem para lá, não vai servir de nada. Queremos que as escolas introduzam a cartilha na sua rotina e orientem os adolescentes, conta a coordenadora.

A expectativa é que, assim que retornarem as aulas, todos os jovens de 10 a 16 anos da rede municipal recebam a cartilha. Estamos planejando uma campanha de vacinação da Hepatite em agosto, e já estamos nos programando para que as crianças já estejam com suas cadernetas até lá, revela Rita.
Fonte: Plenário a Notícia Agora – http://www.faxaju.com.br/viz_conteudo.asp?id=119589