Conferência internacional em São Paulo apresenta o futuro das cidades inteligentes.

Especialista Catarina Selada, da Rede de Smart Cities de Portugal, explicará as potencialidades do modelo durante a conferência “A Cidade e o Jovem”

logo cidade e o jovem

Com o objetivo de promover melhor qualidade de vida para a sociedade, urbanistas, engenheiros e arquitetos trabalham diariamente para aplicar um planejamento urbano por meio de estratégias tecnológicas que possam combater a desordem nas metrópoles. Pensando nessa temática, a 2ª conferência “A Cidade e o Jovem – Territórios de vida em comum” desembarca em São Paulo para discutir “O caso das Smart Cities em Portugal”. O Evento acontece em 10 de outubro, na faculdade FIAM-FAAM, com a portuguesa mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, Catarina Selada. A especialista é responsável pela iniciativa “Índice de Cidades Inteligentes 2020” e pela coordenação da Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes.

As smart cities buscam promover o desenvolvimento e a produção de soluções urbanas inovadoras para os centros populacionais, por exemplo,  por meio da utilização de câmeras de monitoramento e sensores que fiscalizam tarefas básicas como, limpeza de áreas públicas e outras facilidades para contribuir no desenvolvimento urbano. A valorização do capital humano e do poder de inovação, da economia criativa e da construção de soluções criativas para o enfrentamento aos desafios das cidades também fazem parte desse conceito. Em Portugal, por exemplo, uma rede já trabalha na estruturação inteligente das cidades e municípios portugueses. Nessa implementação também é estudada uma forma de iluminação inteligente, mais diversificada e renovável, na qual permitiria a recarga de aparelhos eletrônicos por meio de energia solar, carros e ônibus automáticos e sem motoristas, estacionamentos e semáforos inteligentes e outras medidas que reduzem o consumo de água e energia para a melhoria na qualidade de vida urbana.

Durante a conferência com Catarina Selada, será dado início ao processo de integrar o Brasil e a América Latina na rede de smart cities. Na ocasião, a ONG Opção Brasil, organizadora do evento, e a especialista, firmarão um convênio com a Rede de Cidades Inteligentes de Portugal para adotar o modelo nas cidades brasileiras e nos países vizinhos.

Segundo o Diretor Presidente da Opção Brasil, Daniel Vaz, é de extrema importância avançar no desenvolvimento urbano. “Imagino que não existe uma fórmula exata para fazer com que uma cidade evolua de forma inteligente, mas é preciso estudar as demandas de cada região e adaptar as tecnologias disponíveis às transformações necessárias em nível local”, descreve.

O evento é patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e acontecerá nas universidades Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Unisantos em Santos, Unicamp em Campinas, FIAM-FAAM em São Paulo, na sede da OAB de Bauru, em parceria com a UNESP e UNIVAP São José dos Campos.

Nessas apresentações, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e debater cases de sucesso aplicados em outras cidades que podem servir de inspiração para a resolução de problemas de espaços urbanos e melhora na qualidade de vida da sociedade brasileira

As inscrições para as palestras em todas as universidades da grade são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento (www.acidadeeojovem.com).

Acesse as redes sociais do evento:
Facebook: https://www.facebook.com/ACidadeeoJovem
Twitter: https://twitter.com/acidadeeojovem

Programação:

DATA TEMA PALESTRANTE LOCAL
7 de Outubro

(terça-feira)

O Plano Estratégico Montevideo 2030 Sharon Recalde – Prefeitura de Montevidéu Barão de Mauá

(Ribeirão Preto) – 19h30

8 de Outubro

(quarta-feira)

A arquitetura de paisagem e a valorização dos espaços públicos Blanca Durán – Ex-diretora do Departamento Administrativo da Defensoría del Espacio Público (Dapep) – Prefeitura de Bogotá Unisantos

(Santos) – 19h30

9 de Outubro

(quinta-feira)

Políticas para gestão dos aglomerados urbanos Ruy Ohtake Unicamp

(Campinas) – 15h

10 de Outubro

(sexta-feira)

O caso das Smart Cities em Portugal Catarina Selada – Inteli/Rede de Cidades Inteligentes de Portugal FIAM-FAAM

(São Paulo) – 19h

20 de Outubro

(Segunda-feira)

Arquitetura inclusiva e Sem Barreiras Prof. Jorge Torres – Universidad Nacional de Colombia OAB/UNESP Bauru

(Bauru) – 19h30

27 de Outubro

(segunda-feira)

Desafios para o bem-estar nas metrópoles Prof. Marcelo Gomes Ribeiro (IPPUR/UFRJ), coautor do livro “Índice de Bem-Estar Urbano – IBEU” UNIVAP

(São José dos Campos) – 19h30

 

Serviço

Local: FIAM-FAAM

Endereço: R. Taguá, 150 – Liberdade, São Paulo – SP

Hora: 19h30

Opção Brasil

Opção Brasil é uma Organização Não Governamental fundada em 2001 com o objetivo promover a participação social, autônoma e empreendedora da juventude universitária na América Latina a partir do estímulo às práticas extensionistas das universidades da região, além de construir um espaço de participação da juventude no país.