Infojovem de cara nova!

Nova versão do Portal será lançada dia 22 de outubro; site é um canal de comunicação para jovens e atores no âmbito da juventude.

WebNo próximo dia 22 de outubro será lançada a nova versão do Portal Infojovem. Após 5 anos no ar, o site comemora esse ciclo trazendo uma nova versão para seus usuários, com novo layout, novos serviços e interatividade. O evento está inserido na programação da Feira de Estágios e Empregabilidade da Zona Oeste e acontecerá no auditório da Faculdade São José, em Realengo, às 14h.

O Infojovem.org.br é um portal de informação para jovens brasileiros e atores estratégicos de Políticas Públicas de Juventude. O site é um serviço público e gratuito que veicula informações relevantes para jovens e pessoas que trabalham com a juventude, em uma linguagem adequada para esse público.

Desenvolvido com base na análise de portais mundiais de juventude, o site traz informações sobre diversos temas como cultura, mercado de trabalho, diversidade, sustentabilidade, entre outros, além da publicação diária de notícias sobre os acontecimentos no mundo da juventude, eventos e oportunidades de cursos, bolsas de estudo, intercâmbios e empregos.

Para a co-fundadora do portal, Ditta Dolejsiova, essa nova fase do Infojovem representa uma oportunidade para jovens contribuírem com as suas matérias e produções multimídias Na sessão de interatividade, foram disponibilizadas novas ferramentas para facilitar a interação do portal com seus usuários. “O portal é feito para jovens, mas também pode ser construído por jovens. Nessa nova versão, na aba interatividade é possível colaborar enviando notícias, divulgando eventos, imagens e vídeos”, esclarece Ditta.

Além disso, o novo portal oferece mais acesso às oportunidades para o mundo do trabalho por meio da Agência de Emprego Jovem – uma plataforma virtual de vagas, desenvolvida pelo Instituto Empreender com o patrocínio Sebrae.

O projeto do portal foi idealizado em 2005 por Alessandro Ponce Lutfy de Leon, fundador da Universidade da Juventude, e alguns colegas, entre eles a co-fundadora Ditta Dolejsiova. Em 2005, quando o site foi desenhado, a internet estava começando a ser mais utilizada como meio de comunicação. De acordo com Ditta, na época não existiam serviços públicos de informação para jovens sobre programas de governo, oportunidades profissionais e com conteúdo interessante para essa audiência. “Com base em pesquisas da época ficou evidente que os jovens seriam os primeiros a adquirir o novo hábito de procurar informações pela internet”, explica a co-fundadora do portal.

Em 2008, Infojovem foi desenvolvido com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de um Termo de Parceria entre o Instituto Empreender e a Universidade da Juventude, e a sua primeira versão foi lançada em julho de 2009.  Desde 2010, o Infojovem está sendo atualizado com a ajuda do trabalho voluntário de colaboradores, colunistas e especialistas em políticas de juventude, empregabilidade de jovens, cultura e direitos da juventude. “Nós do Infojovem esperamos também que esse site com cara nova conquiste apoiadores e parceiros”, conclui Ditta.

O Infojovem também passa a oferecer espaços para publicidades e matérias de terceiros. Os interessados em saber mais podem enviar e-mail para [email protected].