Brincando de orquestra : um divertido portal para a música clássica!

brincando de orquestraJá está na rede o site www.brincandodeorquestra.com.br , baseado na obra Brincando de Orquestra, de Tim Rescala, realizado em parceria com a Orquestra Petrobrás Sinfônica, com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca. Depois de encantar as crianças de 1065 escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, onde foram distribuídos, a obra em DVD ultrapassa as fronteiras físicas e chega à internet através de  um site que multiplica as noções básicas da linguagem musical de forma lúdica, bem-humorada e criativa.

No site, podem ser acessados a gravação completa de Brincando de Orquestra (com a participação da Orquestra Petrobras Sinfônica e dos atores Marino Rocha, Izak Dahora, João Pedro Zappa, Julia Stockler), jogos divertidos para aprender como funciona uma orquestra e seus naipes, Dicionário Musical, além de um tutorial para os professores que decidirem usá-lo em sala de aula.

Premiada em 1999 com a Bolsa Vitae, Brincando de Orquestra tem um perfil nitidamente didático, procurando oferecer às crianças um primeiro contato com o universo sonoro da orquestra sinfônica. Com uma duração aproximada de quarenta e cinco minutos, esta composição procurou preencher uma grande lacuna existente hoje no repertório clássico brasileiro, que não dispõe de nenhuma obra exclusivamente voltada para este fim.

Com o site, este projeto vai ao encontro das novas necessidades do ensino público brasileiro, notadamente da recém sancionada lei 11.769/2008, que traz de volta o ensino da música nas escolas brasileiras. Não só há uma séria escassez de professores preparados para enfrentar este desafio, como também de material didático adequado. O site pretende auxiliar o professor da rede pública a conduzir o primeiro contato das crianças , particularmente no ensino fundamental, com o universo da música sinfônica.

“O conceito básico”, explica Tim Rescala, “é transformar a sala de aula em uma pequena orquestra. Nem é necessário que haja instrumentos”, diverte-se o maestro e compositor, indicando que o importante é que as crianças apreendam a noção de “naipes”.

 

Sinopse

As crianças Bernardo, João e Isabela, recebem de sua professora a incumbência de fazer uma pesquisa no fim-de-semana. Ao saberem que o tema é A Orquestra Sinfônica, eles se desesperam, pois nenhum dos três jamais foi a um concerto. Eles pedem ajuda então a um tio de Bernardo, o Tio Heitor, que trabalha como arquivista da orquestra do Teatro Municipal.

O Tio Heitor os atende prontamente, levando-os a um camarote do teatro para assistir ao ensaio da orquestra que está acontecendo naquele momento. À medida que o ensaio se desenrola, o Tio Heitor vai mostrando às crianças os diferentes naipes da orquestra e seus instrumentos específicos. Quando entra uma batucada de escola-de-samba, que faz parte de uma das obras que estão sendo ensaiadas, João, uma das três crianças, que mora num morro, é quem passa a ensinar aos seus companheiros, inclusive ao próprio Tio Heitor. Após essa  aula prática, os três ficam finalmente aliviados e agradecidos ao Tio Heitor, que os convida para voltar ao teatro, mas, desta vez, para assistir os concertos, os balés e as óperas.