Teatro

A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis.

O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria.A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência.

A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios para o catolicismo.

Fonte: Patrícia Lopes, Equipe Brasil Escola.

A seguir, algumas organizações que trabalham com a temática do teatro.

O CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude foi criado, em dezembro de 1995, por profissionais da área de teatro para crianças. É uma entidade sem fins lucrativos que visa à união dos profissionais da área e à expansão de um teatro de qualidade que contribua para a formação da infância e da juventude brasileira. Entre os objetivos da entidade está o de promover ações para a divulgação, a difusão e o desenvolvimento do teatro, defendendo a profissionalização da classe.
Além de propor políticas de acesso ao teatro, o CBTIJ tem também como objetivo ampliar os direitos culturais da criança e do adolescente e consolidar, perante instituições e governo, a igualdade no tratamento aos artistas que dedicam seu trabalho a este público em relação aos demais profissionais da área das artes cênicas.

As artes do CRIA correspondem à criação de peças teatrais, recitais poéticos; materiais gráficos, audiovisuais e eletrônicos.As artes cênicas são baseadas nos princípios metodológicos de um teatro/poesia pesquisado por Maria Eugenia Milet, coordenadora geral, resultado de seu trabalho como atriz e educadora, sistematizado no livro Manual de Criatividades e na dissertação de mestrado pela Universidade Federal da Bahia. Está apoiado em processos coletivos de criação, que envolvem improvisação, preparação corporal e musical, através de danças e ritmos brasileiros, como também um trabalho coletivo de criação plástica para confecção de cenário e figurino.
As apresentações das peças de teatro são sempre seguidas de debate e os recitais propõem a participação do público das rodas de poesia nas ruas.

A SER EM CENA é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é habilitar e reabilitar portadores de distúrbios de comunicação e promover sua integração na sociedade através da arte dramática, divulgando-a como método eficaz e sensibilizando as autoridades e a população sobre a realidade vivida por tais pacientes.

Links:

Links por Estado:

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte

Teatro do Oprimido

Método Estético que sistematiza Exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes, e a democratização do teatro.
O Teatro do Oprimido cria condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e assim amplie suas possibilidades de expressão. Além de estabelecer uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.

Compõem a Metodologia:

Teatro Jornal

Conjunto de nove técnicas para teatralizar notícias de jornal e para perceber o significado oculto de cada uma. Criada em 1971, no Teatro de Arena de São Paulo, esta técnica foi muito usada na época da ditadura militar brasileira para revelar informações distorcidas pelos jornais da época, todos sob censura oficial.

Teatro Imagem

Técnica teatral que transforma questões, problemas e sentimentos em imagens concretas. A partir da leitura da linguagem corporal, busca-se a compreensão dos fatos, porque a imagem do real é real enquanto imagem.

Teatro Invisível

Teatralização de uma cena do cotidiano apresentada no local onde realmente poderia acontecer, sem que se identifique como evento teatral. Desta forma, os espectadores são reais participantes, reagindo e opinando espontaneamente à discussão provocada pela encenação.

Teatro-Fórum

É a principal técnica do Teatro do Oprimido. Um espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito, de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses. Neste confronto, o oprimido fracassa e o público é convidado a entrar em cena, substituir o Protagonista (o oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.

Arco-Íris do Desejo – “Método Boal de Teatro e Terapia”

Um conjunto de técnicas terapêuticas e teatrais, adequadas para a análise de questões interpessoais e/ou individuais.

(Fonte: Centro do Teatro do Oprimido)

Links:

Links de Animação sócio-cultural: