Diversidade e Identidade

Compartilhe

Diversidade e Identidade

Pode-se entender por identidade um conjunto de características que é comum a grupo ou mesmo próprio de um único ser, que o torna uma espécie singular dentro da sociedade ou sistema. O conjunto destas identidades e ou a multiplicidade destes seres formam o que se compreende por diversidade, ou compartilhamento de diferenças no âmbito do relacionamento.

Diversidade trt

A comunicação, interação e troca de visões de mundo e culturas fortalecem a construção da identidade humana no sentido de que a pureza e o isolamento social criam barreiras para o desenvolvimento de um novo modelo de sociedade que respeita o diferente como uma condição de igualdade fundamental entre os indivíduos.

Conceito de Igualdade:

Segundo o Dicionário de Direitos Humanos, “a igualdade, no campo do reconhecimento da individualidade de cada ser humano, está ligada à afirmação do princípio da não-discriminação, ou seja, reconhece-se que todos são iguais perante a lei, e, portanto, não pode haver discriminações que excluam determinadas pessoas ou grupos do exercício de determinado direito por terem realizado determinadas escolhas de modo de vida, como a opção religiosa, ou possuírem determinadas características intrínsecas, como as de gênero.”

Embora exista uma série de mecanismos legais para defender direito a igualdade na sociedade, como o artigo 5° da Constituição Federal de 1988, muitos direitos de diversos segmentos sociais como por exemplo, negros, índios, deficientes, mulheres são violados ou historicamente negados.

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Constituição Federal do Brasil, 1988.

Contudo é importante ter em mente que a conquista da igualdade é um processo em eterna construção, pois sempre surgirão novos direitos e deveres, novos grupos, novas regras sociais e necessidades na sociedade.

Todos Diferentes Todos Iguais

todos-dif-e-ig1

Esse é o tema de uma campanha européia que tem como mote “Vê as pessoas como elas são, não pelos olhos do preconceito”.

O objetivo dessa campanha é promover o debate em torno dos Direitos Humanos, promover e celebrar a diversidade, promover os Direitos Humanos e a Diversidade pela participação.

Cada país estabelece um Comitê Nacional, formado por organizações governamentais e organizações não-governamentais de juventude.

Mais Informações

Links