Esporte e Lazer

Uma das formas de praticar uma atividade física prazerosa é associando-a ao lazer. Muitas pessoas participam e praticam esportes como uma alternativa de entretenimento nos seus momentos livres.

Esportes-15400

No Brasil, é muito comum a famosa “peladinha” nos fins-de-semana, que é quando se junta um grupo, normalmente de homens, para jogar uma partida de futebol uma vez por semana, por quinzena ou por mês. Há também a opção de futebol na praia, vôlei de praia e futvôlei, que é uma mistura de futebol com vôlei de praia. As meninas podem também jogar.

No interior é muito comum trilhas ecológicas e caminhadas, os grupos se organizam acompanhados por um guia para um passeio que envolve boa forma, aventura e integração com a natureza.

Para mais informações sobre esporte e lazer, clique aqui!

Há também aqueles esportes, classificados como radicais, em que, na maioria das vezes são praticados de forma esporádica, sem uma periodicidade, como é o caso do rapel, da escalada, do trekking, entre outros.

esportes-radicais-1400

Em âmbito federal, há a Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte, que é responsável por alguns projetos que associam e interligam essas duas temáticas. Como é o caso do Programa Esporte e Lazer da Cidade, já citado anteriormente.

Há também a Rede Cedes, que é a Rede de Centros de Desenvolvimento do Esporte Recreativo e do Lazer. As ações dos Núcleos Cedes visam estimular e fomentar a produção e a difusão do conhecimento científico – tecnológico voltadas à gestão do esporte recreativo e do lazer, tendo como horizonte a (re) qualificação e a formação continuada dos gestores de políticas públicas.