Intercâmbio Nacional

O intercâmbio é uma das formas que melhor propicia uma evolução profissional e pessoal ao mesmo tempo. Muita gente esbarra no alto custo para se fazer um intercâmbio internacional, daí surge a alternativa de experenciar um intercâmbio nacional, não tão conhecido como o primeiro, mas também com amplas possibilidades de troca de conhecimento e experiências, principalmente se levarmos em consideração a larga extensão do território brasileiro, com suas variadas culturas regionais.

Intercâmbio Universitário

O intercâmbio universitário é importante porque além de propiciar a fertilização de um campo mais amplo de trocas acadêmicas e estreitar a cooperação na pesquisa, favorece a difusão dos resultados do trabalho realizado nas Instituições de Ensino de origem e permite a contribuição para a constituição e consolidação de outros centros de ensino e pesquisa em diferentes regiões do país.

Algumas Universidades oferecem essa oportunidade aos seus alunos, como é o caso da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), da UCS (Universidade de Caxias do Sul), da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), da USP (Universidade de São Paulo) e da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) possui o Programa de Mobilidade Acadêmica que possibilita o intercâmbio nacional entre alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras (IFES).

Para maiores informações, acesse.

A IFLMS (Internacional Federation of Londrina Medical Students) também possui um Programa de Intercâmbio Nacional para estudantes de Medicina, o SCONE (Standing Comimttee on National Exchanges). É um programa anual, com período de inscrição entre julho e agosto.

Informações no site da IFLMS

Há também algumas organizações que possuem esse tipo de programa. A seguir, alguns exemplos:

Rotary Internacional

O Rotary Internacional é uma organização de homens de negócios profissionais, reunidos em torno de seus clubes espalhados por todo o mundo, exercendo o ideal de servir. Ele desenvolve o Programa de Intercâmbio Nacional de Jovens, que é baseado no Programa Internacional de Jovens (YEP – Youth Exchange Program). É um intercâmbio de culturas regionais entre os estados brasileiros, que possibilita a jovens, filhos de rotarianos ou não, hospedar-se durante os meses de férias, em casas de famílias, para conhecer melhor nosso país e nossas diferentes culturas. Ocorre nos meses de férias e é destinado a jovens com idade entre 15 e 25 anos.

Rede Institucional do Jovem Rural

Conhecer novas culturas, paisagens e sotaques é uma aventura que amplia horizontes e transforma paradigmas. Assim é o Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira, uma iniciativa da Rede de Fortalecimento Institucional do Jovem Rural que tem como objetivo favorecer a integração de jovens rurais e estabelecer uma rede focada no empreendedorismo.

O Serta (Serviço de Tecnologia Alternativa), em Pernambuco, é uma das organizações que participa desse intercâmbio, como parceira do programa, ela recebe jovens de todo o Brasil que têm a oportunidade de conhecer as comunidades do Serta.