Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Caixa lança edital de apoio ao artesanato brasileiro
A Caixa receberá, até 17 de junho, projetos a serem realizados ao longo de 2012 que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo.
Os projetos deverão ser apresentados, obrigatoriamente, por proponentes cuja constituição seja de pessoa jurÃdica, sem finalidades lucrativas e que contemplem em seu estatuto a realização de atividades culturais e/ou a finalidade social, instituições de ensino superior, cuja natureza contemple atividades de extensão, ou cooperativas e associações de artesanato.
O programa beneficia unidades produtivas que são entendidas como grupos formais ou informais de artesãos. Diferentes unidades produtivas podem se reunir (ainda que em municÃpios ou localidades diferentes) para apresentar à CAIXA um único projeto.
Mas o programa não contempla projetos de produção de alimentos, bebidas, vestimentas ou acessórios (bijuterias, bolsas e sapatos). Poderão candidatar-se projetos em andamento ou em fase de planejamento, desde que respeitada a condição de existência prévia da produção de artesanato de cunho tradicional.
Entende-se por artesanato tradicional aquele que tem como marca distintiva seu enraizamento em determinada cultura, ou seja, que se trata de uma manifestação da cultura local.
A análise dos projetos será feita com base nos critérios de avaliação constantes no item 5 deste Regulamentoe sujeita à adequação orçamentária, ressalvada a disponibilidade financeira da CAIXA.
Será concedido um valor máximo de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por projeto.
A inscrição deverá ser feita única e exclusivamente via internet, por meio do site www.caixa.gov.br/caixacultural, até 17 de junho de 2011, à s 23h59min, horário de BrasÃlia.
Os detalhes estão em http://www.ccinscricaodeprojetos.com.br/Home/Regulamentos.
Eu, sou aposentado, e não tenho costumes de ficar nos bares.Para não ficar muito parado, fiz um pequeno curso em artesanato e gostei. Hoje minha produção está só atendendo pedidos daquelas pessoas que dão valor à este tipo de atividade que também visa contribuir com a natureza reciclando :
jornais, revistas, papelão(caixas), garrafas pet e
outros. Preciso de orientações de como escoar meus produtos, tais como: puff, cestos p m g ,vasos,molduras em vários modelos,e muito mais…
Moyses, parabéns pela iniciativa! Conforme relatado na matéria acima, a Caixa possui um programa de valorização do artesanato nacional. O SEBRAE também possui iniciativas interessantes de assessoria para micro empreendedores. Procure mais informações nos sites dessas entidades! Boa sorte! Abraços, Equipe do Portal Infojovem
Sou artesão com 12 (doze) anos de experiência, na tipologia FIBRAS NATURAIS(bambú, côco, sisal, etc.Sou expositor pioneiro do Salão de Artesanato da Paraiba.
Meu objetivo atual, é plantar a semente do trabalho que desenvolvi, na comunidade que começei, em forma de oficinas. Gostaria de saber sobre datas de aberturas de editais de patrocÃnio das instituições que promovem estes eventos.
Atenciosamente,
Fernando.