Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Projeto prevê a recuperação de parte da Serra da Misericórdia
A luta pela salvação da Serra da Misericórdia – que ocupa cerca de 44 km2 na zona norte da cidade do Rio de Janeiro – conquistou um novo capÃtulo no dia 19 de junho durante a Rio+20. O Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal e a prefeitura do Rio de Janeiro asseguraram o investimento de R$ 15 milhões para construção do Parque Urbano da Serra da Misericórdia.
O projeto pretende recuperar 240 hectares de áreas verdes, com o cerceamento do parque, implantação de infraestrutura, equipamentos esportivos e de lazer e construção de Polos de Atividades Sociais com a criação de um lago artificial.
A Serra da Misericórdia estende-se por 27 bairros do subúrbio carioca: Cascadura, Complexo do Alemão, Del Castilho, Engenho da Rainha, Madureira, Olaria, Penha, Vista Alegre e muitos outros.
Desafios
A criação do parque Urbano da Serra da Misericórdia não corresponde as necessidades e potencialidades locais para salvar a região – bastante degradada pelo desmatamento decorrente da ocupação residencial e industrial.
A Verdejar – organização social que luta há mais de uma década pela revitalização e reflorestamento da região – aponta que o Maciço da Serra da Miséricordia e as pedreiras – responsáveis pela exploração mineral desenfreada – não foram incluÃdas no projeto apresentado.
Outro desafio é garantir que a gestão do projeto seja realizada por entidades locais com participação popular.
Soluções Jovens
Assim como a Verdejar e a CEM – Centro de Educação Multicultural – muitas organizações lutam pela salvação da Serra da Misericórdia como o Comitê de Desenvolvimento Local da Serra da Misericórdia, Efeta e RaÃzes. Um dos projetos sociais realizados recentemente na região foi o Solução Jovem.
Através do projeto, realizado pelo Instituto RaÃzes da Tradição, Universidade da Juventude e Peace Child, moradores e jovens lideranças do 6o Congresso Mundial de Juventude se uniram para dialogar, festejar e realizar ações (Action Projects!) em algumas regiões da Vila Cruzeiro, uma das comunidades que integram a serra.
#Misericordiaenossa!
Você também pode contribuir com o reflorestamento da região. Faça parte dessa corrente! Compartilhe essa causa com a sua rede de amigos e parceiros.
Saiba mais sobre a Serra da Misericórdia no site da Verdejar.
com informações Verdejar, CEM, Governo Federal e 6o Congresso Mundial de Juventude
Ótima notÃcia! Se a Rio +20 tinha o dever de ter criado mais resoluções do que efetivou, pelo menos foi tomada uma boa resolução, numa área extremamente degradada por causa da ocupação desenfreada e sem cuidado. O meio ambiente deve ser preservado e atitudes como essa também mostram à sociedade que é preciso ter a colaboração de todos para que a sustentabilidade seja colocada em prática.
muito legal esse projeto, espero que isso acabe com as explosões da pedreira porque todas as casas do entorno sofrem com as rachaduras e danos aos imóveis, tomara que isso aconteça antes que alguma casa caia, o que não é difÃcil