Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Jornada de Lutas da Juventude ocupa as ruas do Brasil
Amanhã, dia 26 de março, começa um perÃodo de lutas nas ruas do Brasil. Mais de 30 movimentos sociais ligados à juventude, educação, cultura, religião, trabalho, gênero, questão racial, meio-ambiente e direito à terra no Brasil iniciam a Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira, série de manifestações que irão ocorrer até o fim de abril em mais de 10 capitais do paÃs.
A Jornada é movida pelas seguintes lutas em 2013: .
- 10% do PIB, 50% do fundo social do Pré-sal e 100% dos royalties do petróleo para a educação.
- Passe livre na capital paulista para estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni);
- Revisão do Programa de Inclusão com Mérito no Ensino Superior Público Paulista (Pimesp);
- Trabalho decente.
- Reforma PolÃtica.
- Fim do extermÃnio da juventude negra.
- Democratização da comunicação de massas.
- Reforma agrária.
Pelas ruas do paÃs
Um dos eventos mais aguardados da jornada é a atividade paulista. Amanhã, dia 26, à s 9h, em São Paulo na Praça da Sé sera realizado um ato público em defesa de mais verbas para a educação, reforma agrária, reforma polÃtica, contra o extermÃnio da juventude negra e pela revisão do Pimesp, o programa do governo estadual que pretende criar mais um funil para os estudantes cotistas. Serão milhares de estudantes, trabalhadores e jovens ocupando as ruas do centro pelos seus direitos.
Já existem atos marcados por muitas cidades do paÃs. O ápice da Jornada Nacional de Lutas da Juventude Brasileira será no ato marcado para o dia 3 de abril em BrasÃlia. A principal marcha da Jornada de Lutas pretende ocupar a Esplanada dos Ministérios com mais de 5 mil pessoas. O objetivo é entregar à presidenta Dilma uma carta com as reivindicações da juventude brasileira.
Participam da jornada: Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG);  Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA); União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); União Brasileira de Mulheres (UBM), União da Juventude Socialistas (UJS); União Nacional dos Estudantes (UNE); Via Campesina e muitos outros movimentos e organizações brasileiras.