Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Criação do Conselho de Juventude de São Paulo ganha força com lançamento de Frente Parlamentar
Formada até o momento por cerca de 45 deputados, a articulação pretende retomar o debate sobre a criação do Conselho Estadual de Juventude de São Paulo.
A reunião, realizada nessa quarta-feira, 30/9, na Assembléia Legislativa,contou com a presença de organizações da sociedade civil, estruturas governamentais, lideranças de movimentos juvenis e a assessoria de gabinete de alguns deputados. Entre os presentes esteve o Coordenador de Juventude do Governo do Estado, Cleuder de Paula, que tratou a criação do Conselho como a prioridade de sua gestão do ano que vem, tendo inclusive incluÃdo o seu estabelecimento no Plano Plurianual 2016-19 enviado à Assembléia Legislativa de São Paulo.
Os participantes apresentaram suas visões a respeito das principais demandas da juventude atualmente e formas de aproximar movimentos organizados e a jovens em geral desse debate, através de atividades regionalizadas, levantamento dos projetos que tramitam na casa e que tem relação com o tema e a criação de grupos de trabalho que possam ajudar na relação entre a Frente Parlamentar e a sociedade.
Os principais incentivadores da Frente até o momento são a Deputada Leci Brandão (PCdoB), autora da iniciativa, e Caio França (PSB), o mais jovem deputado dessa legislatura. Apesar de ser positiva a criação desse espaço na ALESP, existiram em momentos anteriores ações semelhantes, mas nenhuma delas conseguiu avançar no estabelecimento real do Conselho Estadual de Juventude, demanda presente e debatida sem encaminhamento final há pelo menos 15 anos.
Existe indicativo de realização de uma próxima atividade no próximo dia 21 de outubro, sujeito a futura confirmação da data.
O Infojovem seguirá acompanhando o andamento da Frente, e torcendo para que o Conselho Estadual de Juventude de São Paulo seja finalmente criado.