Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Juventude, rebeldia, paz e amor: os 40 anos do festival que ainda influencia as novas gerações
Por Aline de Andrade
Durante todo este mês, o mundo inteiro está relembrando agosto de 1969. O que aconteceu nesta data? Nada menos que o maior festival de todos os tempos. Um evento que ainda hoje influencia as novas gerações.
Estamos falando do legendário Festival Woodstock, onde centenas, milhares de pessoas se reuniram numa fazenda em Bethel, a 145 km de Nova York, para experimentar o amor livre, cantar, dançar, ouvir grandes músicos e expressar aquilo que mais queriam do mundo: Liberdade e paz.
Milhares de jovens influenciados pelos ideais da beat generation e pelo movimento hippie, celebraram naqueles três dias mágicos, todo o desconforto e inconformismo dos jovens com a guerra do Vietnã. Este festival se tornou o sÃÂmbolo de uma geração que construiu durante as décadas de 60 e 70 um movimento que escandalizou as famÃÂlias e autoridades americanas.
O festival foi idealizado e levado a cabo por quatro jovens, Jonh Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang. A idéia era realizar o maior festival do todos os tempos, e para atrair os jovens, eles se utilizaram de todas as frases sÃÂmbolos da contracultura: Três dias de paz e música. Pensado para reunir 100 mil pessoas, recebeu quase meio milhão durante os três dias para ouvir música, experimentar drogas livremente, amor livre e muito rock bom.
Logo no primeiro dia, as cercas foram destruÃÂdas e a entrada passou a ser grátis. O público teve a oportunidade de prestigiar trinta e dois artistas, dentre eles o The Who, Janis Joplin, Jefferson Airplane, Joe Cocker, a performance inesquecÃÂvel do Jimi Hendrix, Joan Baez, Santana, Sly & the Family Stone entre outros que ajudaram a compor a trilha sonora de um evento que se tornaria lendário para muitos jovens de hoje.
Muitas das bandas que tocaram neste dia se separaram, muitos dos artistas já morreram, mas o Woodstock é ainda um dos marcos que definem os anos 60 no imaginário de todo bom rebelde. Neste tributo aos 40 anos de Woodstock, milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de participar desse festival, podem exibir seus orgulhos e deixar a saudade de um momento histórico em que foi possÃÂvel saudar de maneira intensa a chegada da era de Aquárius.
Pode-se dizer com certeza, o Woodstock não foi só um marco na história da música, mas uma pedra angular na história da humanidade.