SNJ “contra o golpe?”

Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

SNJ “contra o golpe?”

Imagem: Pixabay

Imagem: Pixabay

Confirma-se a informação noticiada pelo Infojovem na última quinta-feira, 10 de março, da saída de Gabriel Medina da função de Secretário Nacional de Juventude e a posse  de Jefferson Lima. Apesar do clima de disputa interna registrado assim que se confirmou a notícia, movimentos recentes apontam para uma repactuação entre os grupos envolvidos nesse processo sucessório.

O Diário Oficial da União dessa quarta-feira, 16 de março, deverá confirmar a exoneração de Gabriel da Secretaria Nacional de Juventude. O mesmo já registrou uma espécie de despedida do posto pelas redes sociais durante o fim de semana, falando da conversa dele com o Ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, informando da decisão de substituí-lo. Pelo que apuramos, esse foi um encaminhamento que não teve nenhuma participação da Ministra Nilma Gomes, do Ministério das Mulheres, Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, que foi apenas informada sobre o fato.

Berzoini é membro da CNB ( Construindo um Novo Brasil), corrente interna do PT – Partido dos Trabalhadores, a qual também faz parte o novo Secretário Nacional, Jefferson Lima. O PCdoB – Partido Comunista do Brasil, força política que ocupava a Secretaria-Adjunta na gestão de Gabriel, debate internamente se continua no posto, com a tendência de permanecer no mesmo lugar onde se encontra atualmente.

De escolas politicas distintas, Medina é oriundo do movimento estudantil e Jefferson da Juventude da CUT – Central Única dos Trabalhadores, a troca na chefia da SNJ acarretará, provavelmente uma mudança de estilo na gestão do órgão. Segundo apuramos, o novo Secretário vem afirmando que a marca de sua presença na SNJ será a “mobilização contra o golpe”, o que sugere que veremos ações mais voltadas aos segmentos político-partidários organizados e pela defesa da continuidade do governo de Dilma Rousseff, prioridade número 1 nesse momento tão turbulento que vivemos atualmente na esfera nacional.


Outra informação apurada é que a articulação promovida ao redor de Jefferson Lima partiu com muita força do Congresso Nacional, envolvendo, em particular, as bancadas do PT e do PMDB, partido este que, contraditoriamente, definiu em seu encontro nacional, realizado no ultimo fim de semana, em Brasília, uma postura de quase desembarque do governo e a proibição a seus filiados de ocuparem cargos na estrutura federal, mas que acaba de ter um membro nomeado para a Secretaria da Aviação Civil.

Gabriel Medina de Toledo, ouvido pelo Infojovem, prefere não polemizar sobre a sua substituição, apenas declara:“fiz o que era possível durante a minha gestão, saio de cabeça erguida, agora me dedicarei a disputar uma agenda para a juventude do país, o cargo é secundário nesse momento”.

Dos projetos em curso na gestão de Medina à frente da SNJ, ainda faltam maiores detalhes sobre a continuidade do programa Juventude Viva e a implantação do ID Jovem, sistema nacional de identificação de jovens beneficiários de projetos sociais do governo, que está para ser lançado.