Compartilhe
Parceiros
Instituto Empreender
O Instituto Empreender é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com sede no Distrito Federal, que desenvolve atividades voltadas para a qualificação profissional e da educação para o trabalho de jovens desde o ano de 2000. Trabalhando com jovens em situação de risco pessoal e social de comunidades da região, imediatamente ficou clara a necessidade de se avançar no desenvolvimento de processos articulados de preparação para o mundo do trabalho e de articulação desse esforço com projetos e iniciativas voltadas para o desenvolvimento de comunidades em bases sustentáveis.
Com esta finalidade o Instituto, por meio de acordos de cooperação, passou a atuar em conjunto com outras Organizações Não- Governamentais que trabalham com promoção do desenvolvimento local sustentável, mas tendo como proposta principal a formação para o mundo do trabalho e a promoção de empreendimentos locais.
Saiba mais sobre o Instituto Empreender
Universidade da Juventude
A Universidade da Juventude é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com ênfase na formação, informação, produção e gestão do conhecimento e assessoria para o desenvolvimento de polÃticas de juventude, em áreas de interesse e impacto social para lideranças jovens, dirigentes e gestores públicos e outros atores polÃticos e sociais.
Fundada na 57a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Fortaleza, Ceará, a Universidade da Juventude vem dando ênfase aos projetos nas seguintes áreas: Formulação e Gestão de PolÃticas de juventude; Informação e Assessoramento Juvenil; Participação Juvenil e Cidadania Ativa; Tecnologia de Informação e Comunicação; Meio Ambiente; Transformação de Conflitos, entre outros.
Parceiros
RaÃzes da Tradição
O RaÃzes da Tradição é um coletivo de jovens artistas, diretores, comunicadores, produtores, documentaristas, designers e pesquisadores de diferentes estados brasileiros que, desde 1998, vêm desenvolvendo uma pesquisa prática e teórica sobre as Culturas Populares, a Performance, o Patrimônio Imaterial, a Música, a Dança e as Culturas IndÃgenas e os Povos e Comunidades Tradicionais. Idealizado e Coordenado por Ana Paula Jones, em 2005, o projeto RaÃzes da Tradição se transforma em Associação RaÃzes da Tradição com foco em juventudes de comunidades e Povos Tradicionais que estão com os seus direitos e liberdades culturais em ameaça.
Apoio ao desenvolvimento
Ministério da Ciência e Tecnologia
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) criado desde 1985, com a competência de abrigar: o patrimônio cientÃfico e tecnológico e seu desenvolvimento; a polÃtica de cooperação e intercâmbio concernente a esse patrimônio; a definição da PolÃtica Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, da PolÃtica Nacional de Informática, da PolÃtica Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento, Produção e Aplicação de Novos Materiais e Serviços de Alta Tecnologia; e a coordenação de polÃticas setoriais.
O MCT busca exercer seu papel no desenvolvimento nacional por meio de quatro secretarias temáticas que juntas são responsáveis pela gestão e execução dos principais programas e ações do Ministério:
Secretaria de PolÃticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED)
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC)
Secretaria de PolÃtica de Informática (SEPIN)
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS)
A SECIS tem por finalidade propor polÃticas, programas, projetos e ações que viabilizem o desenvolvimento econômico, social e regional, e a difusão de conhecimentos e tecnologias apropriadas em comunidades carentes nos meios rural e urbano. Um dos projetos que a SECIS apoia é o Infojovem.