Diálogo Inter-religioso

Compartilhe

Diálogo Inter-religioso

Diversidade Religiosa novo3

É comum que as pessoas associem a palavra religião a algo positivo e que promove a paz. O próprio termo “religião” se originou do Latim “re-ligare”. O significado desta palavra está relacionado à “Re-ligar” Deus aos seres humanos.

Porém, muitas vezes, a prática se mostra de maneira bastante diferente. Há muita gente que dissemina o preconceito e a discriminação contra outros grupos sociais e religiosos. Pior do que isso é propagar a violência, a discórdia, a intolerância através de um discurso religioso afirmando que está se fazendo isso em nome de Deus. A intolerância religiosa, inclusive no que diz respeito a religiões minoritárias e a cultos afro-brasileiros é bastante comum no Brasil embora haja essa grande diversidade de crenças.

Constituição Brasileira diz que a liberdade de consciência e de crença é inviolável e que é garantida por lei a proteção aos locais de cultos e suas liturgias
A Declaração Universal dos Direitos humanos diz que toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Na juventude, a diversidade religiosa pode ser algo bastante visível. Entre os jovens há crenças bastante diversificadas e estas não estão necessariamente ligadas a uma religião. É válido lembrar que há também muitos jovens que são ateus e isso mostra a necessidade de dialogar sobre este assunto.

Hoje em dia, com os meios de comunicação cada vez mais presentes na vida das pessoas, não dá mais para cada um viver preso em sua “caixinha”, acreditando que só existe uma única forma de pensar ou de crer. Não se pode dizer que a sua religião é a única certa e que as outras estão todas erradas.

A violência e a intolerância religiosa que hoje assistimos na TV ou a que a gente ver a nossa volta, não deve ser vista como algo natural, que não tem nada haver com a gente.

Daí a necessidade do diálogo inter-religioso e do respeito à diversidade religiosa na perspectiva da construção da paz . E a juventude deve está atenta a estas questões, porque os jovens têm um papel fundamental no processo de transformação social. Conheça o maior evento sobre diálogo inter-religioso do país, que acontece há 15 anos em Campina Grande – PB:

E você, conhece todas as religiões existentes no Brasil?

Para conhecer um pouco mais sobre as diversas religiões do Brasil, acesse os links:

Links