Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Programa de Formação de Conselheiros Nacionais
Começaram no último sábado (11) as inscrições para o curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais. O curso, com inscrições abertas até o dia 21 de setembro, é uma continuidade do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto visa contribuir para a formação qualificada de conselheiros de polÃticas públicas, bem como de técnicos e gestores do governo e representantes de organizações da sociedade civil envolvidos nas polÃticas participativas.
O edital para seleção está disponÃvel no site do Programa de Formação de Conselheiros Nacionais e o processo de seleção ocorrerá de 24 a 28 de setembro. A divulgação do resultado está prevista para o dia 29 de setembro, no site do Programa. O curso – com carga horária de 405 horas/aula e duração mÃnima de 18 meses e máxima de 24 meses – será oferecido na modalidade ensino a distância, com alguns momentos presenciais. Serão oferecidas 150 vagas a integrantes de processos participativos que possuem nÃvel superior em qualquer área.
As inscrições serão feitas via Internet, com envio da documentação exigida no edital em meio fÃsico para o seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Departamento de Ciência PolÃtica, Projeto Democracia Participativa – sala 4.119, Avenida Antônio Carlos, 6627 – Campus Pampulha – Belo Horizonte – MG / CEP 31.270-901).
Para se inscrever, o candidato deverá apresentar, de forma completa e no perÃodo de vigência de inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado de três fotografias 3×4; cópia dos documentos de Identidade e CPF; cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove que o candidato está em condições de concluir o Curso de Graduação antes de ser iniciado o de Pós-Graduação – Especialização; histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; prova de estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; ou as exigidas por legislação especÃfica aos candidatos estrangeiros.
O candidato estrangeiro deverá ainda comprovar o domÃnio instrumental da lÃngua portuguesa; memorial com a descrição das atividades participativas desenvolvidas pelo candidato, relacionadas com sua trajetória em movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou em atividades como gestor e técnico que atua profissionalmente com instituições participativas vinculadas ao poder público; e carta de apresentação redigida pelo Conselho, órgão governamental ou organização da sociedade civil ao qual está vinculado.
Fonte: Portal de Juventude – Governo Federal