22 de Setembro – Dia Mundial Sem Carro

Mais um Dia Mundial Sem Carro acontece nesta quarta-feira (22).

No Rio de Janeiro, o dia será lembrado com atitudes que mostram a importância de reduzir o uso do automóvel nas cidades. Mais de duas mil vagas terão o estacionamento proibido, o que representa o dobro da proibição feita em 2009, quando a cidade também comemorou a data. Além disso, não haverá estacionamento dentro da prefeitura. O governo municipal carioca resolveu ampliar a proibição exatamente porque sentiu a receptividade da população em 2009. O município também vai restringir a velocidade a 30 km/h em nove bairros das Zonas Oeste, Norte e Sul, para permitir o tráfego de bicicletas e carros em uma mesma via. Que muitas cidades sigam o exemplo. Veja aqui as alterações do trânsito no RJ.

Experimente deixar o carro em casa. Pegue um ônibus ou o metrô, vá de bike. Não é tão difícil. Saia mais cedo de casa, se programe e contribua com essa proposta. É só um dia. Não mata ninguém.

Será que ficaremos que nem eles?

Pesquisa divulgada semana passada revelou que o paulistano perde quase três horas por dia no trânsito. O tempo médio de deslocamento de quem nasce na cidade de São Paulo para realizar sua atividade principal do dia (como ir ao trabalho ou à escola) caiu 6 minutos, passando de 1 hora e 57 minutos, em 2009, para 1 hora e 49 minutos, em 2010. Ainda assim, ele gasta, em média, 2 horas e 42 minutos para fazer todos os deslocamentos diários — um minuto a menos do que gastava no ano anterior. Os dados são da quarta edição da Pesquisa do Dia sem Carro, do Ibope, encomendada pelo Movimento Nossa São Paulo. Enquanto 27% gastam entre uma hora e uma hora e meia para fazer sua atividade principal, 11% dos entrevistados gastam mais de três horas.

O morador da capital está insatisfeito com o trânsito. Para 68%, a situação é ruim ou péssima, três pontos percentuais a menos do índice registrado em 2009. O levantamento mostrou que 68% dos paulistanos entrevistados são favoráveis à construção ou à ampliação de linhas de metrô e trem. No entanto, o aumento dos dias de rodízio e a introdução do pedágio urbano não são consideradas medidas eficazes para melhorar a fluidez do tráfego. 56% são contra o rodízio de dois dias e 78% são contra o pedágio urbano. A pesquisa também mostrou que o paulistano quer prioridade ao transporte publico e que a maioria aceita deixar o carro em casa se o serviço melhorar.

Social Bike
O Portal Yahoo criou o Social Bike, que é uma plataforma de tecnologia e conteúdo para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte do nosso dia a dia. Cada ciclista, novato ou experiente, deve ser um disseminador dessa causa.

Se você é de São Paulo, acesse aqui a programação para as comemorações do Dia Mundial sem Carro. Ah, também tem o tradicional passeio organizado pela turma do Bicicletada

Maiores informações sobre o Dia Mundial sem Carro clique aqui

Fontes: JC OnLINE / Catraca Livre / Social Bike / Dia Mundial sem Carro / O Dia