Saúde dos jovens será discutida no Dia Nacional da Juventude

Imagem: Saúde Jovem

Não são poucos os riscos aos quais se encontram os jovens brasileiros. Vulneráveis a todos os tipos de violência, à gravidez precoce, ao contágio por doenças sexualmente transmissíveis e às drogas lícitas e ilícitas a saúde da juventude pede socorro.

Um estudo divulgado pela Unesco mostrou que mortes por armas de fogo é a principal causa de mortalidade entre os homens jovens no Brasil. De acordo com a pesquisa, dos 550 mil brasileiros mortos entre 1979 e 2003, 206 mil eram rapazes entre 15 e 24 anos. A taxa de mortalidade por causas violentas na população brasileira é de 48,15 casos para 100 mil habitantes. Entre a moçada, salta para 74,42 casos para 100 mil habitantes.

Diante disso, o Dia Nacional da Juventude, 22 de setembro, será o momento para as pessoas discutirem sobre as várias doenças sociais, físicas e psíquicas que põem em risco a saúde das pessoas que estão na faixa etária dos 15 aos 29 anos. Por esse motivo, a Casa da Juventude reunirá especialistas para esclarecerem sobre esse problema. São psicólogos, cientistas sociais e médicos que estarão reunidos na Casa, profissionais envolvidos com o universo dos jovens.

Certificação – Um dos pontos altos da comemoração é a certificação de 194 alunos concluintes do Curso de Informática Básica do Programa Navegapará.

A Casa se constitui como espaço público e gratuito que estimula a participação da juventude no processo de construção da sociedade, por meio de programas e projetos que propõem à juventude uma reflexão sobre seu papel social, vivenciando a pluralidade cultural propiciadora da participação democrática.

A principal finalidade é articular os programas e Políticas Públicas do Governo do Estado do Pará, voltados à juventude e manter um espaço de convivência democrática entre as ações do Estado e a rede de representações dos movimentos socioculturais de juventude.

Além disso, o espaço tem por objetivo promover o fortalecimento e a ampliação da participação ativa da juventude e a garantia dos seus direitos, respeitando e valorizando a sua diversidade e identidade.

Confira a programação aqui

Fonte