Acessibilidade: Escolas de SP terão livros do Harry Potter em braille

Imagem: Harry Potter

Alunos com deficiência visual das escolas estaduais paulistas dotadas de Sala de Leitura e Sala de Recursos receberão 96 livros da saga Harry Potter, impressos em braille. A ação é uma iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE e a impressão do material foi iniciada a pedido do Centro de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, ambos órgão da Secretaria de Estado da Educação.

No total, serão produzidos 24 volumes de cada livro da série: “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e as Relíquias da Morte” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. O material será fornecido pela Fundação Dorina Nowill para Cegos e deve chegar às unidades de ensino até o final de outubro. A impressão do material, destinado aos estudantes do Ensino Fundamental II, já está em andamento.

O acesso destes alunos aos livros faz parte do projeto Sala de Leitura, criado com o objetivo de prover as escolas estaduais com acervo formado por livros de qualidade, a fim de dar suporte à pesquisa escolar e às atividades de leitura. Nestes espaços, estudantes e professores encontram obras relacionadas a todas as disciplinas da matriz curricular e também literárias. Todas as Salas de Recursos na área da deficiência visual recebem em livros em braile, modalidade estendida também às Salas de Leitura.

Fonte: Portal da Juventude – SP