Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Arquiteta Sandra Paro transforma vida de jovens através do mosaico
Uma decisão de vida e sonhos realizados. Assim pode ser definida, em uma curta frase, a vida da arquiteta e ceramista Sandra Paro que, 16 anos atrás, decidiu trabalhar com meninos e meninas da comunidade do Pina, Zona Sul do Recife, para onde se mudou. Nascida em São Paulo, Sandra desenvolve um trabalho de formação com jovens e comemora novos projetos para este ano, alguns deles na Europa.
Entre 16 a 20 jovens trabalham no atelier localizado na Rua Barreiros, próximo à Igreja do Pina. Como o volume de trabalho está grande, o lugar anda movimentado. O maior projeto está sendo desenvolvido com a Universidade de Salamanca, da Espanha, através da Fundação de Estudos Hispano-Brasileiros, que pesquisa monumentos históricos. Com a ajuda dos jovens da comunidade do Bode, no Pina, um painel feito em mosaico será exibido na Espanha ainda este ano.
Na tarde dessa segunda-feira, alguns garotos trabalhavam num painel que irá se transformar na versão em cerâmica da Catedral de Santiago de Compostela. A grandiosidade da obra impressiona. Mas o que chama atenção em Sandra são seus pequenos gestos. “Minha ideia de trabalhar com esses meninos partiu do fato de que não gosto de estar isolada; preciso fazer parte de um contexto”, diz, em seu escritório. “Eles revelaram um talento incrÃvel e muitos já ganham a vida com o que aprenderam”.
Religiosa, Sandra frequenta a igreja do bairro e é bem entrosada com a comunidade. “Nenhum mãe quer seus filhos na rua; então acabo tendo esse apoio de todos daqui”. No atelier, todos são remunerados. Os jovens passam por um perÃodo de três dias para se capacitarem aprendendo como trabalhar as técnicas do mosaico. “Só então eles passam a receber. Como estamos sempre com muitas demandas, não param de chegar novas pessoas aqui”, comemora a artista.
Sandra Paro sobrevive sem apoio de instituições ou do governo. Nessa uma década e meia, tem formado mão de obra especializada na arte do mosaico. A principal caracterÃstica da obra dela são os painéis. As obras são desenhadas e finalizadas no atelier e, em seguida, montadas no local onde foram encomendados. Entre os materiais utilizados, estão os seixos rolados, pastilhas de vidro e cerâmica.
Os paineis de Paro estão nas cidades de Porto Alegre, São Paulo, interior de Pernambuco, Angola e em breve na Espanha. “Quero criar um polo de mosaico aqui no Pina. E com a ajuda desses jovens ainda vamos enfeitar muitas paredes”, diz.
Maiores Informações aqui
Fonte: JC Online
fico muito feliz de saber que pessoas como a Sandra, que acreditam nos jovens. Como eu que também trabalho numa escola que abriga jovens com todo tipo de dificuldades tanto sociais quanto econômicas, e nossa oficina tem vindo transformando através de oito anos de aulas e trabalhos magnÃficos a vida de esses jovens e da comunidade em geral.Parabéns a todos os envolvidos em esse projeto!!!
Mónica
Mococa,SP