Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Jovens têm até o dia 5 dezembro para se inscreverem na seleção do curso
A Secretaria Municipal da Juventude prolongou, desde a última sexta-feira (19/11), o prazo de inscrição para participar do curso Cidadania Ativa, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em parceria com a Universidade da Juventude do Recife (Unijuv). O cadastro poderá ser realizado até o próximo dia 5 de dezembro através do link http://www.fjm.painelbrasiltv.com.br/formulario.asp, e depois enviá-lo para o cidadaniaativa@unijuv.org.br
A inserção na seleção está aberta aos jovens entre 15 e 29 anos, que tenham o ensino médio completo, experiência em coordenar grupos de jovens, sejam envolvidos ativamente na área de juventude e capacitados para trabalhar com computador e internet. Os selecionados receberão pela equipe do curso, a confirmação no dia 9 de dezembro.
No primeiro momento, o curso beneficiará 30 jovens do município. O secretário de Juventude, Eduardo Porto Júnior, explica que a escolha levará em conta o interesse deles pelos assuntos e pelo propósito de ensinar o que aprenderem. Após essa etapa, os primeiros formados terão o compromisso, monitorado pela coordenadoria do projeto, de repassar o conhecimento dos módulos para mais 900 jovens de todas as seis regionais, que poderão se inscrever no curso gratuitamente, assim que o edital for divulgado. A conclusão de todas as etapas do projeto está prevista para o final do primeiro semestre do próximo ano.
Dentre os conteúdos desenvolvidos na metodologia de formação dos jovens, serão abordadas questões na área de Ciências Políticas e Cidadania. Por meio de aulas presenciais e virtuais, os alunos passarão por nove módulos. Introdução à Temática de Juventude, as Políticas de Juventude no Brasil e em Pernambuco; Fundamentos de Trabalhos com Jovens; Fundamentos da Educação Cidadã; Mapeamento das Oportunidades de Participação Juvenil em Nível Local são alguns dos temas da capacitação. A previsão logo depois da confirmação do resultado dos selecionados. A segunda estrutura de aulas será executada virtualmente. É que o início das aulas, com a etapa presencial, aconteça já no dia 9 de dezembro.
De acordo com Eduardo Porto Júnior, o objetivo do projeto é oferecer reflexões sobre a cidadania, no que condiz aos direitos e deveres dos jovens, e o interesse deles por temas do universo político. “Com isso, o Governo Municipal tem o intuito de que eles, após o curso, acompanhem ativamente as ações municipais e participem junto a Secretaria de Juventude, nas discussões para a formação das políticas públicas jovens de 2011, em Jaboatão”, ressaltou o secretário.
Fonte: Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
Sr; SECRETÁRIO EDUARDO PORTO JÚNIOR:
O Senhor deveria abrir concursos culturais para essa juventude tão ociosa! São jovens de comunidades humildes que tem arte nas veias: e sabem compor pagodes, escrever poesias, grafitar: E NÃO TEM ATIVIDADES PARA APOIAR!
Como já diz um provérbio antigo `´ Mente vazia: oficina do diabo`´ . Os brindes deveriam ser instrumentos musicais de acordo com a habilidade de cada vencedor! VERBAS NO PODER PÚBLICO NÃO FALTA! FALTA SIM BOA VONTADE DOS SENHORES QUE COMPÕE A NATA DESSA GESTÃO!
Receba essa sugestão e essa crítica, de forma construtiva!
Sou apenas um simples Professor de História/filosofia/sociologia, mal compreendido e criticado por alguns seguimentos arcaicos e conservadores do meu Histórico Jaboatão, mas não mim rendo: porque acima de tudo valoriso o saber científico e o conhecimento, que são os maiores tesouros do universo. E Defendo com VEEMENCIA tudo que expresso e pratico!
Professor: Flávio Giló-Jaboatão Centro.
gilóflávio@hotmail.com