Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Já pensou em ser monitor de redes sociais?
Quando falamos da dificuldade que é escolher uma profissão não estamos exagerando! Isso porque existem cada vez mais áreas de atuação existentes no mercado de trabalho. Cada dia que passa surge algo novo e uma nova carreira entra em ascensão. Uma dessas novidades é a carreira em mÃdias sociais.
As redes estão diariamente em pauta e já se tornaram essenciais nas rotinas de empresas e profissionais das mais diversas áreas. Agora, para que elas funcionem com eficiência, é preciso ter profissionais trabalhando por trás disso. E é sobre o trabalho deles que vamos falar hoje!
Se os consumidores estão nas redes, as empresas também precisam estar. As empresas identificaram o potencial do trabalho em mÃdias sociais e estão investindo em ferramentas e profissionais que possam otimizar esse relacionamento e aproveitar a quantidade de informações disponÃveis nas redes para melhorar a atuação, produtos e serviços da empresa.
O profissional que pretende entrar nessa área precisa gostar muito de se comunicar nas redes. Seu trabalho é basicamente passar o dia acompanhando o que acontece nas redes e monitorando o que estão falando da empresa onde trabalha. A partir dessas análises o profissional é capaz de produzir conteúdo online para o público que está nas mÃdias sociais e expandir e fortalecer a marca de uma empresa, a partir do relacionamento com seus clientes. De acordo com o site Empregos.com podemos definir o profissional de mÃdias sociais da seguinte forma:
O que faz?
Estuda o público, planeja e desenvolve campanhas, elabora conteúdo, divulga produtos, serviços ou marcas, gera relacionamento com o cliente por meio das redes. Monitora o que o público diz a respeito da empresa, responde dúvidas e crÃticas, mensura resultados (ranking dos perfis organizacionais na internet).
Onde atua?
Empresas públicas, privadas e organizações não-governamentais de qualquer ramo.
Em regime CLT ou como prestadores de serviço (Pessoa JurÃdica).
Plataformas de relacionamento
O profissional da área elabora conteúdo para o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Flickr etc. Normalmente, as empresas geram relacionamento nas redes mais populares. A definição da mÃdia depende do perfil organizacional e do cliente.
Formação
Grosso modo, quem trabalha com mÃdia social é formado em Comunicação ou áreas afins – Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas. Contudo, profissionais de diversas áreas podem atuar na função. Não há graduação em redes sociais, mas algumas universidades vêm realizando cursos de especialização na área.
Competências
DomÃnio da comunicação escrita. Bom relacionamento interpessoal: o engajamento e a transparência nas relações são fundamentais. Proatividade. Visão estratégica. Conhecimento nas áreas de comunicação e marketing; em tecnologias especÃficas, internet e suas ferramentas. O profissional de redes sociais deve ficar de olho nas tendências. Seu perfil pessoal na internet é seu portfólio.
Fonte: Blog Mais Estudo
sim! gostaria muito que eu tivesse está oportunidade pois estou no 1º semestre de relações públicas e seria muito construtivo para a minha carreira profissional e também pessoal.
Gostaria sim pois as redes sociais estão crecendo a cada dia e temos que nos atualizar com as mudanças do mundo moderno da comunicação
GOSTARIA MUITO DE SER MONITORA DE REDES SOCIAIS. COMO FAÇO?
Sandra, como é uma profissão muito nova, a forma de seleção não costuma ser muito formal. Algumas empresas buscam profissionais em cursos de extensão e nas próprias redes, através de análise da administração de seus perfis pessoais, por exemplo. Outra forma de adquirir experiência e conquistar uma vaga no mercado é fazer um perfil do grêmio da sua escola, grupo religioso, etc… Boa sorte! Abraços, Equipe do Portal Infojovem