Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Estudo revela um perfil conservador entre os jovens universitários

Por Aline de Andrade

Foi divulgada esta semana uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Pernambuco com jovens universitários de todo os estado, com o objetivo de traçar o novo perfil dos estudantes. Esta pesquisa entrevistou 600 estudantes, na faixa de 22 anos, de universidades públicas e particulares de Recife.

O resultado das entrevistas foi surpreendente, 81% discordam da liberação da maconha, 76% são contra o aborto, a não ser em casos de estupro e risco à saúde, e 68% dos jovens acham que não há melhor programa de lazer do que a prática de esportes e a ida à praia, teatros e cinemas. Estes dados revelaram um novo comportamento entre os jovens, com valores mais conservadores, se mostrando como uma juventude mais consciente e preocupada com o futuro e o mercado de trabalho.

“O comportamento hoje é outro. É um comportamento de aceitação das leis e a gente vê questões como a religião influenciando muito na vida dos jovens”, explica o coordenador da pesquisa, Pierre Lucena. Para os especialistas, o acesso à informação e à educação tem contribuído para que os jovens venham desenvolvendo senso crítico e responsabilidade, e isso tem trazido efeitos positivos na hora de fazer escolhas e tomar decisões.

Para quem quiser ter acesso à pesquisa na íntegra, acesse aqui.