Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Preocupado com a Juventude, Governo lança campanha contra o crack

BRASÍLIA – O Ministério da Saúde (MS) lançou esse mês uma campanha nacional de prevenção ao uso do crack. O foco são os jovens de 15 a 29 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais. Com uma mensagem direta, o governo recomenda que a juventude não experimente a droga, que causa dependência rapidamente e pode levar à morte.

O slogan da campanha, que custará R$ 6 milhões e se estenderá ao longo do próximo ano, é “Nunca experimente o crack. Ele causa dependência e mata”. A preocupação do governo é com o custo do crack, que é muito baixo, e com a ampliação de seu alcance.
A dependência pode causar falta de apetite, perda de peso, rachaduras nos lábios, sangramentos na gengiva, corrosão dos dentes, tosse e lesão respiratória. O MS alerta que usuários estão mais expostos a riscos de violência e a contrair o vírus da aids e diferentes tipos de hepatite.

Segundo o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), em menos de um mês, o dependente pode perder até 10 quilos e, em um tempo maior de uso, perde noções básicas de higiene. “O crack traz uma perspectiva muito sombria em seu futuro”, afirmou José Luiz Telles, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do MS.

Além da prevenção, o governo promete investir R$ 700 mil em consultórios de rua, nos quais equipes de psicólogos, enfermeiros e agentes de saúde abordam populações mais vulneráveis, na tentativa de resgatá-las para tratamento. Essa experiência, que já funciona em Salvador e tem como público-alvo meninos e meninas de rua, será levada a outras 13 cidades do Brasil.

Já é possível ver um dos vídeos da campanha no juventude.tv, confira!

Mais informações aqui