Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Governo de SP cria Escola Jovem LGBT
Na quarta-feira, 16, foi assinado o convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Grupo E-jovem para a criação da Escola Jovem LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), a primeira do gênero no país.
O objetivo desta iniciativa é valorizar e difundir a Cultura LGBT, em cursos que serão abertos para todos os jovens, independente da sua orientação sexual, a partir de 2010.
Deco Ribeiro, apontado diretor da Escola Jovem LGBT, explica a importância de oferecer estes cursos para jovens heterossexuais para acabar com o preconceito porque acredita que a violência contra o público LGBT é gerada pela ignorância.
“Para vencer isso, precisamos levar nossa arte, nossa expressão e nosso discurso a quem não nos conhece. Se a valorização da cultura negra é estratégia do movimento negro, assim como de vários povos e regiões, por que não valorizar a cultura LGBT?”, afirma o diretor da nova escola.
Na sede da escola, em Campinas, os jovens da própria cidade e das regiões de Sorocaba, Grande São Paulo e da Baixada Santista terão aulas de criação de zines, criação de revistas, criação literária, dança, música, TV, cinema, teatro e performance drag, sempre com foco na promoção dos direitos do público LGBT.
O material produzido ao longo dos cursos, como CDs e DVDs, livros e revistas, peças de teatro e espetáculos de drag queens, circularão pelo estado e serão assistidos e distribuídos gratuitamente. Os jovens poderão concorrer ainda a bolsas de estudo.
O projeto é financiado por um convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, que tem por objetivo apoiar entidades que desenvolvem relevante papel na comunidade nas áreas de fomento, difusão, produção e formação cultural.
As matrículas e inscrições para bolsas de estudo já estão abertas e as aulas devem começar em março de 2010. Os interessados devem escrever para escola@es-jovem.com ou ligar para os telefones (19) 3307-3764 / 9341-3764.
Fonte: E-jovem
Olá, sou Marcos Presidente do Conselho Municipal de Juventude do Município de Araripina-PE. Achei muito interessante a criação desta escola, é a melhor forma de combater o preconceito, sabemos que de início será motivo de crítica, mas, depois tudo se resolve a população começará a entender! Parabéns a todos os idealizadores da escola.
Gostaria de que o e-mail citado na mensagem fosse publicado no portal, é o site do Conselho Municipal de Juventude o Município.
Atenciosamente,
Marcos Cícero de Siqueira Alencar
Presidente
Na verdade, gostaria de dar os parabéns para a matéria e só corrigir o e-mail: o correto é escola@e-jovem.com. Mais informações sobre a escola poderão ser encontradas a partir de janeiro no site http://www.e-jovem.com
A equipe do Infojovem agradece sua informção!
Novos comentarios serão sempre bem vindos!
Obrigada!