Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
China realiza primeiro concurso de beleza gay
Oito candidatos vão disputar o tÃtulo de “Mr. Gay China”, que dá direito a representar o paÃs na final mundial do concurso em Oslo, na Noruega, no mês que vem.
Os candidatos são jovens chineses, eles serão avaliados de acordo com carisma, beleza e inteligência e terão de desfilar em diferentes figurinos – inclusive em trajes de banho – para conquistar a simpatia dos juÃzes.
Nos dias atuais, os homossexuais no paÃs enfrentam resistência e preconceito. Nos últimos tempos a liderança comunista tem demonstrado maior tolerância com os gays ao dar mais espaço na imprensa estatal para coberturas sobre assuntos ligados à comunidade.
Há poucos dias o diário oficial China Daily trouxe estampado na capa uma foto do primeiro casal gay a celebrar sua união no paÃs. Zeng Anquan e Pan Wenjie se “casaram” em uma cerimônia em Chengdu, na provÃncia de Sichuan no dia 3 de janeiro.
A união, entretanto, não tem validade legal, pois ainda não existe no paÃs leis que reconheçam o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo. “Milhares de gays e lésbicas casam na França, Finlândia, Reino Unido. Por que nós não podemos nos casar também?”, questionou Zeng no China DailyNuma.
De acordo com dados oficiais de 2004, existem cerca de dez milhões de homossexuais no paÃs, mas estimativas informais mais atuais calculam o total entre 36 e 48 milhões. A população total do paÃs é de 1,32 bilhão.