Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Enade 2010 será realizado no dia 21 de novembro
O cronograma do Enade 2010 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) sofreu alteração para ajustar-se às datas do ENEM 2010 (Exame Nacional de Ensino Médio). As provas, inicialmente agendadas para o dia 7 de novembro, passarão a ser aplicadas no dia 21 do mesmo mês, a partir das 13h. As modificações foram publicadas no Diário Oficial da União, desta segunda-feira, 3 de maio.
Nesta edição, o exame avaliará cerca de 450 mil estudantes de 4,5 mil cursos. Serão avaliados os alunos dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia, bem como dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.
O Enade contempla estudantes ingressantes que até o dia 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso superior e os concluintes que tenham cursado pelo menos 80% da carga horária da graduação com previsão de formação no ano letivo de 2010. Para os cursos superiores de tecnologia, serão considerados ingressantes aqueles que tiverem concluído entre 7% e 25% da carga horária mínima do currículo. Os concluintes deverão ter cursado pelo menos 75% do programa.
Estão dispensados da avaliação os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do exame em instituição conveniada com a instituição de origem do estudante.
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.
Algumas instituições do Movimento Estudantil defendem o boicote ao Enade, os motivos são diversos, por isso selecionamos alguns links de organizações que defendem o boicote e que explicitam seus motivos:
– Diretório Acadêmico de Comunicação da UFF
– Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil
– Centro Acadêmico Zé do Caixão – FAP
Fonte: Universia e MEC
Irei boicotar a avaliação do ENADE. Ora, o Governo não nos oferece gratuitamente (como deveria ser) um ensino superior de qualidade e, DE FÁCIL ACESSO; e ainda por cima vem querer avaliar os cursos das instituições privadas que NÓS os estudantes é que arduamente temos que $ustentar e bancar !.. Pague o meu Curso, aí sim pode me avaliar! Caso contrário, “vão ver se eu estou em uma esquina lá em Brasília cheio de dinheiro nas cueca”! (#*#MFDP)
Elbair Lages – Biomedicina/Novo Hamburgo -RS
Ô gente.. Desculpe informá-los, mas não boicotei a prova do ENADE. Na verdade em nem fui fazer!!!
Como eu disse anteriormente: nem nos oferecem um Curso Superior gratuito com acesso fácil (sem tem que enfrentar a “peneira” dos vestibular; gastar com cursinhos), e ainda por cima vem querer avaliar a instituição privada que com meu $uor é que eu Sustento?.. Ah não! “Quié issuuu?..”
Uma; que o Curso de Biomedicina no meu estado (RS) nem tem o cargo reconhecido (não existe a profissão nas esferas legais). E outra; quer um biomédico rece´m formado ganha menos que um “cortador de mato” (Acácia Negra/Eucalipto). Ou seja: tu investe rios de dinheiro em algo que não te trará um retorno significativo. Melhor parar. E o ENADE? Bem, não teve jeito! “Eu não profanei o templo do meu orgulho e liberdade com a imundicie que o Governo quis que eu lhe prestasse culto, digo, satisfação.”
Elbair Lages dos Santos – Ex-Biomedicina/Novo Hamburgo/RS