Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
II Encontro Estadual de Juventude – SP
Na segunda-feira, 31 de maio, aconteceu o II Encontro Estadual de Juventude na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, em São Paulo, uma realização da Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o CEPAM.
Durante o evento, cerca de 400 jovens e gestores das 15 regiões administrativas do Estado participaram de palestra sobre carreira e mercado de trabalho com Max Gehringer, colunista da rádio CBN e Fantástico, e de debate sobre como a comunicação 2.0 pode influenciar na elaboração de políticas públicas de juventude, com Rodrigo Bandeira, do site Cidade Democrática; Marina Person, cineasta e apresentadora da MTV; Mauro Dahmer, coordenador da MTV Pública; Ivo Corrêa, diretor de políticas públicas do Google; e Bruno Caetano, Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, os participantes puderam conhecer novas ideias de ações com jovens e trocar experiências.
Para Mariana Montoro, coordenadora estadual de juventude, a prioridade da coordenadoria é exatamente fortalecer os municípios para estimular a criação e fortalecimento das políticas públicas de juventude em São Paulo. “Acreditamos que o Estado é a soma dos 645 municípios paulistas, que são espaços privilegiados de diálogo com a juventude. Esse Encontro é o encerramento de uma grande parceria com o Cepam, no qual tivemos a oportunidade de compartilhar em diversas oportunidades conhecimento e informações com os gestores municipais”, ressalta a coordenadora.
Na cerimônia de abertura, Almino Affonso, Secretário de Relações Institucionais; e Nelson Costa, presidente do CEPAM, também demonstraram aos jovens o que acreditam sobre as políticas públicas de juventude. “Participando de encontros como esse, vocês jovens podem dar uma contribuição enorme para a sociedade”, disse o secretário Almino Affonso.
Pela primeira vez em um evento da Coordenadoria, Fernanda Muniz, representante técnica do projeto Cidadão do Futuro, de São Sebastião, trouxe 10 jovens que representam os bairros da cidade. “Acreditamos que participar desse encontro é uma oportunidade de fornecer conteúdo e despertar nos jovens a importância da participação e cidadania. Eles entendem que podem agir na elaboração de políticas públicas de juventude”, declara Fernanda. O projeto Cidadão do Futuro oferece oficinas de entrada e permanência no mercado de trabalho.
Outro ponto alto do encontro foi o lançamento do vídeo “Juventude em foco”, no qual foram apresentadas as experiências e iniciativas com jovens de seis cidades do Estado: Registro, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Sorocaba, São Paulo e Votuporanga.
Jovens participam de atividades criativas com o Instituto Sala 5
Além das palestras e debates, jovens das cidades de Ibitinga, Santos e Sertãozinho participaram de atividades criativas com o Instituto Sala 5, onde foram divididos em cinco grupos e expuseram suas ideias e soluções para cada tema proposto.
Cacau Mendes, do município de Sertãozinho, conta que seu grupo ficou com o tema Herdeiros do mundo. “Nós fizemos um cartaz com o que não queremos levar da nossa cidade e com o que gostaríamos de levar”. A jovem ainda ressalta a importância dessas atividades. “Aprendo muito com o Instituto Sala 5, pois eles são muito criativos e conseguem nos sensibilizar”.
Fonte: Portal da Juventude – SP
teremos o primero encontro sobre politicas publicas em osxaldo cruz sp, solicito se possivel uma cartilha sobre politicas publicas o estado de sao paulo