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Fórum de Educação Inovadora
Realizado na última quarta-feira (04/08), em São Paulo, o Fórum de Educação Inovadora – fruto de uma parceria entre a Microsoft e a UNESCO – discutiu as boas práticas para a melhoria do ensino no Brasil, além do importante papel das TICs para a evolução do processo de ensino e aprendizagem.
A subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Teca Pontual, foi uma das juradas do 5º Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. Além de concorrerem nas categorias Inovação em Colaboração, Inovação em Comunidade, Inovação em Conteúdo e Inovação em Escola Técnica, os 12 projetos finalistas da etapa nacional foram submetidos à votação popular na disputa da categoria Educador Inovador.
O Pixel Art, do NAVE (Núcleo Avançado em Tecnologia), parceria com a Oi Futuro no Colégio Estadual José Leite Lopes, conquistou o segundo lugar na categoria Inovação em Conteúdo. Desenvolvido pelas professoras Andréia Resende, de MÃdias Digitais no curso de MultimÃdia, e Edilaine Barros, de Artes Visuais, tem o objetivo, segundo Andréia, de “construir a imagem pixel a pixel. Buscar o desenvolvimento da estética e leitura visual, da forma”.
Também estiveram presentes ao Fórum os educadores ganhadores dos Prêmios Microsoft nos anos de 2008 e 2009, Marise Brandão e Guilherme Erwin Hartung. Hoje participante do Grupo de Educadores Inovadores da Microsoft, Marise é professora de atividades integradas do C.E. Joaquim de Macedo, em Barra do PiraÃ.
Em 2008 ganhou os Prêmios Nacional e Latino Americano e ficou em 3º lugar na premiação mundial. Em maio de 2009, foi convidada pela Microsoft a participar de um congresso em Braga, Portugal, e, em junho, foi uma das professoras (única brasileira e latino-americana) convidadas a elaborar o plano do Uso da Tecnologia na Educação implantado nos EUA.
- A importância de educadores da rede estadual de ensino do Rio ganharem estes prêmios é dar visibilidade ao uso da tecnologia na educação. Dentro de uma metodologia inovadora e quebrando antigos esteriótipos, como o de que o aluno deve apenas ouvir e não participar das aulas efetivamente. A tecnologia, quando bem empregada, valoriza a capacidade dos alunos – acredita Marise.
Guilherme Erwin Hartung, professor de Matemática do C.E. Embaixador José Bonifácio e responsável pelo projeto da Seeduc premiado pela Microsoft no ano passado, resume a importância de associar tecnologia à Educação.
- Antes de fazer parte do grupo Educadores Inovadores em Rede, eu achava minhas ideias solitárias, mas hoje vejo que pensar de forma inovadora não é incomum. Esse intercâmbio de ideias é muito bom – comemora.
Diretor de Educação da Microsoft Brasil, EmÃlio Munaro destacou os avanços na área.
- O Brasil vive um momento de grande evolução, com uma democracia forte e estável, ótima diversidade de recursos naturais, e, principalmente, possui um sistema de educação que tem se aprimorado.
Participaram do Fórum Microsoft de Educação Inovadora: Mozart Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação e professor da Universidade Federal de Pernambuco; Cláudia Costin, secretária de Educação do MunicÃpio do Rio de Janeiro; Rafael Parente, subsecretário de Projetos Estratégicos do MunicÃpio do Rio de Janeiro; e Cláudio Duarte, secretário de Educação, Esporte e Lazer do MunicÃpio de Recife.
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