Projeto mobiliza crianças e jovens para o consumo consciente

Imagem: Carro de supermecado com muitos produtos

O projeto Consciente Coletivo – uma parceria do Instituto Akatu, Canal Futura e HP do Brasil – vai levar o tema do consumo consciente e sustentabilidade ambiental para todo o Brasil a partir de 8 setembro.

Seja na tela da TV, com a exibição de uma série de animações, seja nas escolas, que receberão kits educativos sobre o assunto, a campanha vai abordar o papel e o poder do consumidor, mostrando como hábitos de consumo saudáveis e conscientes podem reduzir os impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade. A ação é parte do programa de educação, realizado desde 2008 pelo Akatu com apoio da HP, e é dirigida a crianças e jovens.

Com estreia da exibição em 8 de setembro, nos intervalos da programação do canal Futura, a série é composta por 10 episódios, com cerca de dois minutos cada, que abordarão temas relacionados ao consumo consciente e terão reflexões acerca dos problemas gerados pelo atual ritmo de produção e consumo mundiais, além das possíveis contribuições do consumidor para a construção de um mundo mais sustentável. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, protagonismo, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.

Cada filme da série tem uma mesma abertura, com o título “Consciente Coletivo”. Todos começam em um ônibus em movimento, em que o personagem – o Consumidor – feito com desenho estilizado e cores fortes, está em pé e carrega muitos objetos. O narrador é um observador externo e usa elementos contidos na cena (dentro ou fora do ônibus) como ponto de partida para a reflexão. A partir de então tem início a ponderação em torno do consumo, de acordo com o tema do episódio. Os vídeos trazem ainda uma dinâmica de narrativa circular, que simboliza processos contínuos de produção, distribuição, consumo, descarte e reciclagem.

O trabalho de conscientização será reforçado por uma ação pedagógica em 1000 instituições, espalhadas por todo o país, parceiras do Akatu e do Canal Futura. Essas instituições receberão kits educativos compostos por DVDs com os episódios da série e um livro com reflexões e sugestões para o uso pedagógico do material.

“Quanto mais cedo a criança perceber que suas atitudes têm influência direta no mundo em que vivemos, mais chances temos de reverter o quadro de consumo exagerado e de destruição do planeta”, comenta Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu. “A exibição dos vídeos no canal Futura vai complementar nosso ciclo de sensibilização de professores e jovens, iniciado pelo Akatu nas escolas, além de servir para que instituições educativas sensibilizem seus públicos e a sociedade civil em geral se mobilize”, conclui.

Esta é a segunda etapa do programa “Educação para o Consumo Consciente e Sustentabilidade Ambiental” do Akatu, apoiado pela HP. Em 2008 iniciou-se o piloto de formação de professores que formou mais de 200 professores e atingiu em torno de 3 mil alunos das redes estaduais de ensino em todas as regiões do País.

Sobre os parceiros

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. A palavra “Akatu” vem do tupi e significa, ao mesmo tempo, “semente boa” e “mundo melhor”, traduzindo a ideia de que o mundo melhor está contido nas ações de cada indivíduo. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor.

O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.

O Canal Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social, que opera a partir de um modelo de produção televisiva educativa, participativa e inclusiva, não-comercial, nem governamental, sem fins lucrativos e de interesse público, com base em parcerias que articulam e mobilizam uma rede social em vários estados brasileiros. Quarenta milhões de pessoas assistem regularmente à programação, por meio de antenas parabólicas, TVs por assinatura, TVs Universitárias parceiras, sendo, em algumas localidades, em canal aberto (UHF e VHF).

O Canal Futura é resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente e líderes em seus segmentos. Os parceiros mantenedores são: Bayer Schering Pharma; Confederação Nacional da Indústria (CNI), CNN, Fiesp, Firjan, Fundação Bradesco; Fundação Itaú Social; Fundação Vale; Gerdau; Grupo Votorantim, Rede Globo e Sebrae.

Fonte