Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
“Pacto da Juventude” ganha adesão de candidatos em todo o Brasil
O Pacto da Juventude, elaborado pelas 67 organizações que representam a Sociedade Civil e que compõem o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) conseguiu até o momento a adesão de 30 candidatos, a maioria deles postulantes ao cargo de governador. As assinaturas são resultado de intensa movimentação das organizações do Conjuve e, também, da cibermilitância iniciada pelas entidades estudantis UNE, UBES e ANPG.
Agendas previstas para os próximos dias aumentarão ainda mais o número de apoiadores. Candidatos e candidatas aos governos federal, estaduais e municipais estão sendo convidados a ratificarem o Pacto, comprometendo-se no planejamento de políticas públicas de juventude em suas plataformas eleitorais e, posteriormente, seu desenvolvimento quando eleitos.
Para a conselheira representante da Sociedade Civil e diretora institucional da UNE, Marcela Rodrigues, a organização da sociedade foi fundamental para a quantidade de assinaturas. “ Estamos muito satisfeitos com os resultados. Isso prova o quanto a juventude está mobilizada e sabe a importância de massificar o nosso Pacto”, afirma.
O documento visa a construção conjunta de uma agenda pública de juventude condensada em 12 eixos temáticos que tratam de incentivo, marco legal, educação, trabalho, políticas afirmativas, cidadania, cultura, esporte e lazer, saúde, segurança, moradia, acesso a terra e participação.
Garantir o direito à informação e à comunicação, bem como o acesso a novos conhecimentos, estudos e pesquisas; institucionalizar políticas que promovam a inserção dos jovens em condições dignas de trabalho e criar política de financiamento para a compra de imóvel no campo e na cidade – prioritariamente para os jovens de baixa renda – são algumas das propostas contidas no Pacto.
Pacto na pauta e na mídia
A iniciativa tem chamado a atenção da mídia. O conselheiro representante da Sociedade Civil no Conjuve, Gabriel Medina, foi convidado a participar do programa Login da TV Cultura, esta semana. Na pauta, assuntos como ativismo jovem e a defesa de seus interesses foram ganchos para a divulgação do Pacto da Juventude.
Na ocasião Medina falou sobre a realidade da juventude atualmente e traçou paralelos com épocas anteriores. “A perspectiva é que se amplie isso”, comentou, falando sobre o balanço de adesões. “Não é uma tarefa fácil. Temos enfrentando muita dificuldade para que os candidatos se comprometam. Acho que é importante divulgar e pedir para que a juventude nos ajude a cobrar os seus candidatos”.
Saiba mais aqui