Juventude em Movimento – Intensificar o apoio ao Jovem Europeu

Imagem: Youth on the Move

Cinco milhões de jovens europeus estão à procura de emprego. Muitos deles perderão oportunidades por falta de qualificações adequadas e de experiência.

«Juventude em Movimento» (Youth on the Move), a nova iniciativa emblemática lançada pela Comissão Europeia, tem por objetivo ajudar os jovens a adquirir os conhecimentos, as competências e a experiência necessários para conseguir o seu primeiro emprego.

A iniciativa «Juventude em Movimento» faz parte da nova estratégia «Europa 2020» e propõe 28 medidas essenciais com vista a adequar melhor os sistemas de ensino e de formação às necessidades dos jovens e a incentivar um maior número desses jovens a tirar partido das subvenções da UE para estudar ou frequentar um curso de formação noutro país. Tal permitirá aumentar a sua empregabilidade e o seu acesso ao mercado de trabalho.

Atualmente, demasiados jovens saem precocemente da escola e muito poucos ingressam no ensino superior, o que põe em perigo as futuras competências existentes na Europa.

A iniciativa «Juventude em Movimento» terá um papel importante na realização dos grandes objetivos da estratégia «Europa 2020» no sentido de reduzir a taxa de saída escolar precoce de 15% para 10% e de aumentar a percentagem de jovens no ensino superior ou equivalente de 31% para, pelo menos, 40% até 2020.

As ações no âmbito desta iniciativa irão igualmente ajudar os Estados Membros a atingir os principais objetivos da UE em matéria de emprego (75%) ao longo dos próximos dez anos, com vista a garantir que os jovens disponham das competências necessárias para os empregos do futuro. Estudos da Comissão mostram que 35% dos novos empregos exigirão qualificações de alto nível, até 2020, e que 50% exigirão qualificações de nível médio.

A crise econômica e financeira dificultou a entrada dos jovens no mercado de trabalho. O número de jovens à procura de emprego passou de 4 para 5 milhões desde o início da crise financeira, representando o desemprego dos jovens, na UE, cerca de 21%.

Estes desafios exigem uma ação concertada e uma forte coordenação das políticas econômicas para identificar as medidas necessárias a nível da UE e dos Estados Membros.

Maiores Informações clique aqui

Fonte: Comissão Europeia