Plataforma de Periódicos Científicos

Imagem: Instituto Árvore

Instituto Socioambiental Árvore centraliza suas publicações e lança a Plataforma de Periódicos Científicos

Por: Carlos Eduardo Silva – Instituto Árvore

Desde 2008, o Instituto Árvore iniciou projetos no campo de fomento à produção de ciência relacionada com a sustentabilidade do local e do global. Este fomento deu-se através da criação e manutenção de revistas científicas (periódicos), tendo como primeira ação de sucesso a Revista Nordestina de Ecoturismo (RNEcotur).

A RNEcotur foi um sucesso, e motivou a criação por parte da Sociedade Brasileira de Ecoturismo (instituição parceira) da Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur). Essas revistas foram instaladas dentro de um servidor de internet dotado da tecnologia Open Journal System criada por uma parceria entre a University of British Columbia, Simon Fraser University, Stanford University, e Arizona State University.

Do início do projeto até meados de 2010, a RNEcotur foi indexada internacionalmente e recebeu qualificações, a exemplo de QUALIS/CAPES, Latindex, Open Archives Harvester, CLASE, Google Scholar, UlrichsWeb, e Periódicos CAPES (em andamento). Este sucesso chamou a atenção da Universidade Federal de Sergipe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e da Universidade de São Paulo, por conta da metodologia utilizada.

A parceria do Instituto Árvore com essas universidades de excelência originaram novas revistas: a Acta Forestalis (UFS), a Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP), e a Revista Brasileira de Administração Científica. Este crescimento exigiu do Instituto Árvore maiores investimentos em tecnologia e em seu sistema de hospedagem WEB.

Após melhorias e investimentos realizados durante os últimos 06 meses, essas revistas foram centralizadas e lançadas na Plataforma de Periódicos Científicos do Instituto Socioambiental Árvore, que pode ser acessada no endereço eletrônico aqui

O projeto tem como objetivo fomentar as pesquisas sobre sustentabilidade, e facilitar a publicação de seus resultados. O Presidente do Conselho Diretor do Instituto Árvore, o Sr. Cadu Silva disse que “os investimentos nos fizeram chegar a este ponto, agora iniciaremos um processo de captação de recursos para garantir o que já conquistamos, e aumentar o número de revistas na Plataforma, e ainda iremos entrar em contato com governantes e empresas que queiram investir nesta tecnologia pela sustentabilidade!”.