Dicas para quem quer conquistar uma vaga temporária

Emprego Temporário

A dois meses do Natal, o movimento no comércio já começa a intensificar. Por conta disso, muitas empresas ampliam o horário de atendimento e iniciam uma época de contratações para suprir a demanda. Para este ano, a Associação Brasileira de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário – Asserttem prevê a abertura de 139 mil vagas para temporários no comércio e na indústria de todo o país, número 11% maior que no ano passado.

Segundo Fernando Lucena, presidente no Brasil do Grupo Friedman – consultoria especializada na área de varejo – o cenário econômico é positivo e a disputa pelas vagas já começou com toda a força. Muitas lojas iniciaram as contratações nas primeiras semanas deste mês de outubro e o trabalho começa efetivamente em novembro. Para quem não tem experiência e busca uma oportunidade de se inserir nesse mercado, acrescenta Lucena, o fim do ano é o período ideal.

- Aproximadamente 30% das vagas ofertadas costumam ser preenchidas por jovens em busca do primeiro emprego. Além do salário, o trabalho insere o jovem num ambiente profissional, com responsabilidades e contato com o cliente. É uma chance de exercitar atitudes e habilidades.

Mas que habilidades são essas? Responsabilidade, comprometimento e saber trabalhar sobre pressão são características importantes para aqueles que querem conquistar uma dessas vagas temporárias, afirmam os especialistas.

- O candidato tem que mostrar que é uma pessoa comprometida e revelar interesse naquele posto de trabalho – diz a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, que lembra que as mesmas dicas também podem ajudar a garantir a efetivação após o período temporário.

Saber lidar com a pressão também é muito importante, de acordo com a diretora da Asserttem.

- A pessoa precisa ter habilidade para lidar com o ritmo do ambiente de vendas nessa época do ano.

O principal, segundo os especialistas, é que o candidato encare, sempre, o trabalho com profissionalismo, independentemente de ser por tempo determinado ou um emprego efetivo. É preciso também que o profissional procure manter um bom relacionamento com todos aqueles com quem tiver contato – clientes, colegas e gestores. Além disso, é importante deixar clara a sua disponibilidade e interesse em fazer parte do time de colaboradores da empresa.

Direitos dos temporários
A diretora da Asserttem lembra que os funcionários que vão ocupar as vagas temporárias têm os mesmos direitos que os efetivos, como salário equivalente, jornada de oito horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias e 13º proporcionais, proteção previdenciária e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) depositados. Eles não têm, porém, direito a aviso prévio e nem a receber a multa de 40% sobre o FGTS.

Saiba mais sobre os direitos dos trabalhadores temporários, clique aqui

Fonte: O Globo