ESPM realiza seminário juventude, consumo e cidadania em SP

Imagem: consumo_consciente

O jovem brasileiro (de 15 a 29 anos) deve representar até o final de 2010, aproximadamente 51 milhões de pessoas, de acordo com as estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Cada vez mais, esta parcela da população se torna um vetor de transformações importantes na sociedade tanto no âmbito do político, como do econômico, do social e do cultural. Diante disso, as empresas começam a adotar estratégias cada vez mais diferenciadas para se relacionar melhor com este público.

O Centro de Altos Estudos da ESPM – CAEPM (caepmblog.espm.br) atenta as principais dinâmicas do mercado apresentará em 11 de novembro, quinta-feira, às 8h30 no Campus Profº Francisco Gracioso (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana) o ‘Seminário Juventude, Consumo e Cidadania’ com a divulgação inédita de mesmo nome realizada em parceira com o Banco Santander e com o CPDA – UFRRJ.

Os resultados da pesquisa, realizada com 457 jovens do Rio de Janeiro e São Paulo serão apresentados pela diretora do CAEPM e antropóloga, Lívia Barbosa. Na sequência, as conclusões serão discutidas pela mesa de debate mediada pelo vice-presidente da ESPM, Hiran Castello Branco ao lado do jornalista Paulo Lima (Editor da Revista Trip), Paulo Secches (Diretor da Officina Sophia) e Hélio Mattar (Instituto Akatu).

No período da tarde, há uma inversão de papéis. Os jovens, representados pelos alunos da ESPM de São Paulo e Rio de Janeiro, Renato Nalini, Rômulo Pereira e Vinicius Oberg, respectivamente discutirão os resultados da pesquisa apresentada durante a manhã, em que avaliarão os pontos principais e apontarão suas críticas. O debate será mediado pelo diretor de comercialização da Geo eventos, Claudio Prado e o coordenador do curso de comunicação da ESPM-RJ, Carlos Alberto Messeder.

A pesquisa “Juventude, Consumo e Cidadania” contempla temas como: gastos mensais, engajamento e postura, como se informam, expectativas pessoais e para o futuro, expectativas para o futuro do mundo e do país, confiança nas pessoas e nas instituições, interesse em política e questões sociais, participação política, responsabilidade dos diferentes fatores sociais, direito dos consumidores, consumo político, conhecimento de certificação e campanhas e comércio justo.

A entrada franca. Mais informações aqui

Fonte: Pauta Social