Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Jovens participam do Seminário sobre Pedagogia Feminista
Nos dias 11, 12 e 13 novembro de 2010 foi realizado no Recife Praia Hotel, localizado em Recife – PE, o Seminário sobre a Pedagogia Feminista. O evento reuniu mulheres que atuam no Movimento Feminista nas diferentes regiões do país e contou com a participação das jovens feministas.
Sobre a participação das jovens afirmou Viviana, 30 anos – “Este encontro possibilita a gente, enquanto juventude, trocar com pessoas que tenham uma experiência maior, que já estão no processo há mais tempo e, no entanto, não naquela condição de vir aqui apenas como aprendiz, mas também de dizer, demandar, pautar as nossas questões, oferecer o nosso olhar contemporâneo, atualizador e mostrar o que significa as nossas questões neste mundo tão cibernético.”
Para Lyvia, 21 anos – “Este evento é um local para estabelecer referências mútuas, sem ter que se colocar numa posição subalterna por ter menos experiências devido a sua idade… Acho muito importante as jovens se inserirem neste espaço não como uma renovação do Movimento Feminista, mas como uma própria constituição orgânica do Movimento”.
Mariana, 24 anos – afirma “Estou participando deste evento por acreditar que a juventude também tem que ter esta pauta, porque a gente enquanto feminista jovem identifica que a pedagogia feminista perpassa não só os espaços escolares e demais espaços formais de educação, ela não está apenas na sala de aula, ela também está nas lutas feministas e a juventude deve estar se inserindo neste processo para somar, se fortalecer e principalmente agregar as lutas da juventude às lutas do Movimento Feminista”.
Em setembro de 2008, o Instituto Feminista para a Democracia – SOS Corpo realizou em Recife um seminário nacional ‘Feminismo e Práticas Educativas no Movimento de Mulheres’, reunindo 120 participantes para intercâmbio, mostras de vídeos e livros, oficinas de reflexão, exposições e debates. Nesta ocasião as feministas discutiram sobre a relação entre educação feminista, ação política e produção do conhecimento, e realizaram várias oficinas e apresentação de experiências. Na plenária final foi decidido manter um espaço de conversa e de trocas que possibilitasse aprofundar reflexões pedagógicas e somar esforços na construção do movimento feminista.
Em setembro de 2009 foi realizado em Olinda um encontro que reuniu 45 feministas, a maioria com larga experiência em ação educativa, onde foi discutido a questão da metodologia feminista e da sistematização, o desafio da formação de educadoras feministas e a relação entre prática educativa, organização e ação política no feminismo. Neste momento foi decidido manter este espaço de trocas de forma mais articulada, onde foi construído um grupo, com educadoras feministas de várias organizações, para organizar este seminário de 2010.
As instituições responsáveis pela organização do evento foram: Malunga, Observatório Negro, Cfemea, Coletivo Leila Diniz, Ser Mulher, FMAP- Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, e Instituto Feminista para a Democracia – SOS Corpo.