Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Desemprego entre as principais inquietações dos jovens
Questões relacionadas com o subsÃdio de desemprego e o acesso ao primeiro emprego destacam-se nas inquietações levantadas pelos jovens da provÃncia do Bengo no fórum de auscultação e recolha de contribuições sobre o projeto de Lei e PolÃtica do Estado para a Juventude.
No encontro, promovido pelo Conselho Provincial da Juventude do Bengo, foram várias as intervenções neste sentido e recomendaram que na futura lei fossem acauteladas tais questões.
Outras preocupações levantadas têm a ver com o acesso a habitação, serviços de saúde, formação e integração na sociedade dos deficientes fÃsicos, estes últimos, no seu entender, continuam a ser marginalizados.
Em entrevista à Angop, o secretário executivo do CPJ do Bengo, António Tingão Mateus, manifestou a sua satisfação pelas intervenções dos jovens neste fórum, frisando que as questões levantadas demonstram o interesse destes na criação de uma lei que beneficie a todos.
“Recebemos com satisfação as contribuições e vamos agora fazer uma compilação destas e encaminhar ao Ministério da Juventude para serem revistas na lei que está a ser preparada”, explicou o responsável juvenil.A proposta de lei da juventude foi elaborada para promover os direitos, deveres, iniciativas e participação social da juventude angolana.
O documento agrupa polÃticas setoriais que favorecem a implementação de programas juvenis, à luz da Constituição, e cria um ambiente propÃcio à participação dos jovens na concepção e materialização desses programas.
Com cinco capÃtulos e 51 artigos, a proposta de Lei visa promover a inserção polÃtica, econômica, cultural e social da juventude na sociedade e o desenvolvimento da personalidade dos jovens e desenvolver atividades que impulsionem a criação e expansão de emprego, educação e ensino.
Contribuir para a integração dos jovens na sociedade e incentivar o empreendedorismo juvenil, a livre criação e o sentido de serviço à comunidade são alguns dos propósitos do documento.
Fonte:Â Angola Press