Ler, escrever, conversar e conhecer

 

Confira dicas básicas que podem ajudar na sua carreira profissional:

1. Leia e estude – Jornal, livros, internet, revistas… O mundo está repleto de experiências documentadas, que foram vividas por tantas pessoas. Lá você encontra um mundo adormecido com pistas seguras de quem já superou obstáculos que agora se apresentam na sua frente. Lá você terá prazer de reconhecer sentimentos e emoções que falam diretamente ao seu coração. Revelam-se novidades e brechas de luz nos textos que nos iluminam a alma. A leitura deve ser um item obrigatório da sua agenda profissional;

2. Escreva – Este é um dos maiores desafios do profissional hoje em dia. Saber, mas não conseguir se expressar, é o mesmo que um carro sem volante. Pressupõe a presença de uma bagagem de argumentos colocados de forma ordenada para alcançar um objetivo claro de entendimento. Ter opinião (ser contra ou a favor, argumentar, entender o contraditório) e conhecer profundamente a língua portuguesa para transmiti-la são ingredientes básicos da receita do bom profissional;

3. Converse – Neste mundo de redes sociais ainda a ser plenamente desvendado, precisamos resgatar a importância do relacionamento humano (relacionamento vivo feito entre duas pessoas que se olham e reconhecem a existência mútua, repleta de imperfeições). Em casa, entre os amigos e no trabalho, conhecer o universo humano e saber lidar com ele, compreendendo e respeitando o outro, é uma dádiva que abre portas, soluciona problemas, cria e fortalece laços na vida e na carreira.

Por fim, esses três passos levam ao quarto: A formação do conhecimento, num ciclo que considera beber em várias fontes, digerir em forma de argumentos próprios e opiniões e saber expressar essa sabedoria em benefício de um projeto pessoal e profissional de sucesso. Tudo isso, respeitando quem você é, sendo feliz num mundo vivo de pessoas diferentes e maravilhosas. Boa sorte para todos nós.

 

Fonte: Época Negócios