Projeto Grael abre inscrições para 10 cursos gratuitos na área náutica

 

Aulas começam dia 14 de março. Oficinas são exclusivas para alunos de escolas públicas entre 9 e 24 anos de idade.

O Projeto Grael, em Niterói, está oferecendo dez cursos gratuitos para este semestre. As matrículas já estão abertas e as aulas começam dia 14 de março. As sete oficinas profissionalizantes e os cursos de Optimist e Dingue, além da natação de segurança para navegação, são destinados a crianças a partir de nove anos e jovens de até 24 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio em escola pública. Os cursos seguem o calendário escolar. Desde que foi implantado, há doze anos, o Projeto Grael já formou mais de 10 mil jovens da rede pública de ensino.

Para fazer a matrícula são necessários os seguintes documentos: atestado de matrícula ou de conclusão do Ensino Médio em escola pública; cópia da identidade ou da certidão de nascimento (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade do responsável (para menores de 18 anos); cópia da carteira de identidade e do CPF (para maiores de 18 anos).

As matrículas deverão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Projeto Grael, na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói/RJ. Mais informações: (21) 2711-9875 ou secretaria@projetograel.org.br

Os cursos oferecidos pelo Projeto Grael.:

Iniciação Esportiva – é aqui que os jovens aprendem a velejar pela primeira vez. Os cursos oferecidos neste programa são: natação para a vela, Optmist Básico I e II, Optimist Avançado I e II; Dingue Básico I e II e Dingue Avançado I e II

Iniciação Profissionalizante: Marcenaria Náutica, Mecânica para motor a diesel, Mecânica para motor de popa, Fibra de vidro, Eletroeletrônica, Refrigeração e Capotaria (costura náutica).

Projeto Grael.: O Projeto Grael foi criado há doze anos, por uma iniciativa dos irmãos e velejadores Torben e Lars Grael e Marcelo Ferreira. Atualmente, o irmão mais velho, Axel Grael, ex-presidente da Feema e também velejador, é o presidente do Instituto. Desde a sua fundação, o Projeto Grael, também conhecido como Instituto Rumo Náutico, vem desenvolvendo uma metodologia própria de esporte e educação, que serviu como base para outros programas semelhantes, como o Navega São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e o Projeto Navegar, iniciativa federal desenvolvida em diversas cidades brasileiras. Além disso, as cidades de Vitória (ES) e Maricá (RJ) já acolheram núcleos do Projeto Grael.

A iniciativa já conquistou reconhecimento internacional com prêmios e chancelas recebidas de instituições, como a Federação Internacional de Vela (Isaf), a Unesco, dentre outras. Mais de 8 mil jovens que passaram pelo Projeto Grael desenvolveram, além da prática da vela e de conhecimento profissionalizante para o mercado náutico, o conceito de cidadania.


Fonte