Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Ministério do Turismo capacita jovens em Pernambuco
O Ministério do Turismo (Mtur) irá selecionar 200 jovens pernambucanos em situação de risco para participar de cursos de capacitação ligados ao setor. As oportunidades são para os municípios de Olinda, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.
A ação faz parte do projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional, do Mtur, que atua em parceria com os Conselhos Estaduais de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca), a organização Childhood Brasil – braço da World Childhood Foundation (WCF) – e o Senac. O objetivo é prevenir a exploração sexual dos jovens por meio da geração de renda.
Os cursos oferecidos são de bartender, auxiliar de cozinha, garçom/garçonete e camareira. A duração é de um ano, sendo seis meses de aulas teóricas e práticas e seis meses de estágio supervisionado. O início das aulas está previsto para o dia 7 de fevereiro. Quem for de Olinda e Abreu e Lima irá estudar no Senac de Paulista. Quem mora no Cabo, terá aulas no Resort Vila Galé e os jaboatonenses, no Senac Recife.
Para participar da seleção, é preciso ter entre 16 e 26 anos, ser concluinte ou já ter concluído o ensino fundamental e ser morador de periferias ou estar em situação de alta vulnerabilidade social.
Os interessados devem se dirigir aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente ou procurar agentes comunitários locais e educadores responsáveis para preencher uma ficha cadastral. Outra opção é ir direto ao escritório da WCF no Recife, localizado na Rua Capitão José da Luz, nº 25, sala 402, no edifício Empresarial Joaquim Cardoso, na Ilha do Leite. O processo seletivo será realizado pelo próprio Instituto WCF Brasil, e o critério de seleção será o perfil do jovem, sua situação social e o desejo em participar do curso.
Cada município, no entanto, tem uma data específica para inscrições. Ontem foi a vez de Jaboatão dos Guararapes. Dia 27, será a vez de Olinda. Dia 28, de Abreu e Lima e dia 31, do Cabo de Santo Agostinho.
“Nossa intenção é formar cidadãos, não só trabalhadores”, comenta a coordenadora de programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos. “Dos 240 jovens capacitados em 2010, 80% concluíram o curso, dos quais 80% foram automaticamente inseridos no mercado de trabalho”, complementa.
O trabalho, segundo Gorete, é feito também em parceria com o trade turístico, que repassa o código de conduta ética do turismo e o manual de boas práticas para hotelaria, bares, restaurantes e gestores turísticos.
Há outras turmas já confirmadas para 2011, que vão beneficiar mais 920 alunos, em Goiás, no Maranhão e no Espírito Santo. O período de seleção nos três Estados ainda não foi definido.
Fonte: Jornal do Comércio
pretendo concursa esses curso para dar um lucro a afirma da area