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Monitoramento e Mídias Sociais
Um dos fundamentos do marketing é atender as necessidades do público-alvo. Antes de atender as necessidades, o setor de Marketing precisa descobrir quais são essas necessidades e de que maneira o público-alvo se comporta. Para melhor entender e atender os seus clientes, o Marketing conta com a ajuda das Mídias Sociais, espaços na internet para interação e compartilhamento fazem parte do dia de milhares de usuários.
Martha Gabriel, em seu livro “Marketing na era digital”, ressalta a importância de que “o marketing não cria necessidades (que são determinadas pela essência humana), mas influencia e/ou cria desejos de produtos para satisfazer as necessidades”. Pessoas como eu e você compartilhamos diariamente gostos e preferências nas mídias sociais (Facebook, Twitter), e se formos público-alvo de alguma empresa, esta deve estar atenta ao que dizemos. Uma forma de “estar atenta” ao que o público-alvo está compartilhando nos sites de redes sociais é através do Monitoramento.
O consultor de Mídias Sociais, Tarcízio Silva, define o monitoramento como “a coleta, armazenamento, classificação, categorização, adição de informações e análise de menções online públicas a determinado(s) termo(s) previamente definido(s) e seus emissores.” A partir desta definição, percebe-se que o monitoramento é um serviço que busca analisar de que forma uma marca/empresa/produto está posicionado na internet, quem fala e sobre o que falam de uma marca.
Alguns benefícios do monitoramento: ajudar a prever crises, se for encontrada uma menção negativa, a empresa pode entrar em contato com o usuário em questão e tentar solucionar o problema antes que este fique maior; reforçar (ou pôr em prática de forma efetiva) o relacionamento com o cliente.
Certa vez, no Twitter, reclamei que sempre quando fazia cartão em determinado banco, eles erravam meu nome. Fiz a reclamação sem mencionar o perfil oficial da empresa, em menos de cinco minutos me responderam de que forma poderia resolver o problema. Existem alguns softwares gratuitos e pagos que podem auxiliar no monitoramento em ambientes digitais:
Scup – (Ferramenta brasileira, teste grátis por 7 dias, monitora Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Blogs e outros serviços.);
Radian6 – (Ferramenta gringa, a partir de $600 por mês);
Seekr – (Ferramenta brasileira, teste free por 7 dias, planos de 600 a 4000 reais, monitora Twitter, Facebook, YouTube, Flickr, Blogs, outros serviços e consegue pegar algumas menções do Orkut);
Topsy – ( Real-time search for the social web, ferramenta grátis);
Social Mention – (Real-time social media search and analysis, ferramenta grátis);
Whos Talking – (Social Media Search, ferramenta grátis).
Preferi listar as ferramentas que já trabalhei e obtive bons resultados, e aquelas indicadas e testadas por outros profissionais. Após coletar, categorizar, cruzar dados (menções diretas no Twitter X menções indiretas no Twitter, por exemplo) e analisar, o setor de Marketing de uma empresa pode afinar ainda mais uma estratégia e obter retorno mais positivo junto ao seu público-alvo.
FONTE: http://midiaboom.com.br
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