Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
FINEP financia game de conscientização ambiental
Unindo entretenimento e conscientização, a Sambão Produções Inventivas criou o game “Missão Triplo R”. O objetivo do jogo é incorporar mudanças de hábito nos personagens, com as noções de redução, reutilização e reciclagem (daí o triplo R do nome do jogo), promovendo a consciência ambiental.
Criada em 2009 pela roteirista Tatiana Baurel, a Sambão é especializada em projetos e produtos multimídia de cultura e entretenimento. A empresa foi um dos empreendimentos da Incubadora de Jacareí (SP) que teve o projeto contemplado pelo programa Prime da FINEP, que apoia empresas inovadoras com até dois anos de idade. Ela recebeu R$120 mil não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) para ajudar na estrutura de planos de negócio e no desenvolvimento de novos serviços. Além da verba, a FINEP auxilia no processo de produção da empresa, o que para Tatiana é um ponto positivo do edital. “O auxílio dos técnicos que acompanharam o projeto durante um ano foi importante também para a experiência da empresa. O conceito de um gestor para auxiliar no processo é muito importante, pois passamos a nos organizar de verdade, financeiramente e na parte metodológica”, explica.
A ideia de criar um jogo para computador deve-se ao fato de esta ser uma ferramenta de ensino de fácil acesso e que conquista principalmente os jovens. O game é dividido em cinco módulos (juvenil, mídia, privado, público e corporativo) nos quais o jogador assume o papel de um cientista do futuro que se relaciona com um personagem e seu cotidiano. Com o financiamento FINEP, o primeiro módulo foi produzido. Neste, o personagem é um jovem universitário. Já no módulo juvenil, o personagem é uma criança na escola.
A empresa agora busca parceiros para criar os outros módulos. O foco principal são empresas e instituições que valorizem e se preocupem com a questão ambiental. “A marca poderá ser exposta de formas diferenciadas em alguns módulos do jogo ou até mesmo podem ser criados módulos customizados”, afirma Tatiana.
Fonte: Finep