Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Juventude será público-alvo de campanha educativa sobre o trânsito
A Coordenadoria da Juventude (Cojuv), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e a Coordenadoria de Comunicação Social (CCom) unirão forças em mais uma campanha educativa, com ampla importância e divulgação: a luta por menos acidentes de trânsito e mais consciência e educação na hora de conduzir um veículo.
A campanha educativa com a temática do trânsito é uma das sete metas da Cojuv para os 180 dias iniciais de trabalho, em prol da juventude. Dados atuais alertam para a questão de que são os jovens as maiores vítimas do trânsito. Informações dão conta de que Teresina é a quinta cidade do Brasil com trânsito mais violento. Além disso, segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre homens de 20 a 24 anos e, somente em Teresina, no último ano, os acidentes vitimaram mais de 20 jovens com idades entre 18 e 29 anos, entre as 66 mortes e os mais de 1.800 feridos, de acordo com a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran).
“A Coordenadoria da Juventude entende que ações educativas não podem parar nenhum instante. Realizamos um importante trabalho durante o carnaval, estamos em plena atividade numa segunda campanha sobre drogas e, agora, estamos planejando mais um importante trabalho sobre o trânsito. Em parceria com outros órgãos, representando uma ação integrada do Governo do Estado, nossa meta é diminuir, drasticamente, os índices negativos sobre trânsito, em Teresina e demais cidades do interior piauiense”, afirma Plínio Dumont, coordenador da Juventude.
Numa reunião realizada na manhã desta terça-feira (22), na sede da Cojuv, representantes da Seduc, do Detran, da CCom e da Cojuv arquitetaram as ações da campanha educativa sobre o trânsito e escolheram a temática e o público-alvo. Serão quatro vertentes de atuação: escolas, universidades e faculdades, jovens profissionais (aqueles que utilizam o trânsito como mecanismo de trabalho) e a família, todos tendo como alvo central o jovem. “A campanha visa atingir o público jovem, mas, com uma linguagem mais acessível e inovadora. Espero que aconteça uma grande mobilização social, no sentido de adesão à campanha, assim como a do carnaval. Nossa expectativa é tamanha, que já estamos planejando a expansão dessa campanha para o interior do Estado”, destaca Samara Martins, assessora técnica da Cojuv.
Durante a reunião, a diretora da Escola de Trânsito do Piauí, Gemma Barroso, o diretor geral do Detran-PI, José Vasconcelos, e o coordenador de Comunicação Social do Estado, Fenelon Rocha, fizeram explanações sobre a campanha educativa sobre o trânsito, que, após estruturação de temática e público-alvo, segue para a coleta de indicadores atuais e a idealização de peças publicitárias e nome. A previsão de lançamento oficial da campanha é para o mês de abril, que deverá acontecer em uma escola da rede pública estadual, com a presença do governador Wilson Martins, alunos, professores, pais e toda a comunidade.
Fonte: Brasil portais