Jovens discutem sobre planejamento urbano – PR

Colégio Estadual Santa Maria Ponta Grossa

Alunos do curso de graduação em Geografia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Bianca de Andrade e Thiago Coloda, estão fazendo estágio no Colégio Estadual Santa Maria (Ponta Grossa), nas aulas da professora Emanuele Rodrigues de Lima.

Eles aproveitaram o trabalho com o jornal para expandir suas experiências, e desenvolveram, com a turma do 7º Ano C, uma atividade sobre planejamento urbano. As matérias publicadas no Jornal da Manhã foram fundamentais para iniciar o debate sobre o assunto.

A coluna Fala Cidadão com denúncias dos moradores, as notícias sobre o planejamento de bairros, economia e financiamento de imóveis foram utilizadas no trabalho. A TV Pen Drive esteve presente também, onde os estagiários mostraram um vídeo sobre deslizamentos em encostas no Estado do Paraná.

O objetivo principal foi abordar a questão da infraestrutura nos bairros de Ponta Grossa, ouvindo os alunos sobre os problemas estruturais dos locais onde moram, e fazer a diferenciação entre áreas de risco e áreas mal planejadas. Os temas desmoronamento e alagamento também ganharam destaque nas discussões. “Os alunos se sentiram muito à vontade para contar quais são os problemas enfrentados pela falta de infraestrutura básica nos locais onde moram, citando as condições precárias, e também, é claro, a presença de algumas formas de planejamento”, comentam os estagiários.

A realidade dos bairros da cidade foi muito comentada, como núcleos habitacionais criados pelo Governo com verbas públicas e programas de incentivo à aquisição da casa própria. “Bem próximo à escola temos vários exemplos de núcleos que surgiram da invasão e improvisação de loteamentos, bem como as tentativas de regularização fundiária urbana (ex.: Jardim Ouro Verde), um Núcleo que foi planejado e conta com melhor estrutura (ex.: Jardim Cerejeiras) e, por fim, a situação do Núcleo Santa Maria, onde a escola está inserida. Temos um arroio poluído atrás da escola, já constatada sua contaminação através de análise da qualidade da água solicitado pelo vice-diretor Dennis de Carvalho”, explica a professora Emanuele.O trabalho rendeu muitas discussões, e para finalizar, os alunos produziram desenhos explicativos sobre áreas de risco sendo ocupadas e bairros planejados adequadamente.

FIQUE POR DENTRO

Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo é uma Organização Não – Governamental que trabalha em projetos que entrelaçam educação e meio ambiente com a missão de gerar e difundir conhecimento e práticas para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade com indivíduos e grupos sociais. Conheça alguns Programas e Projetos desenvolvidos pelo Ecofuturo:

Ler é Preciso – O programa convida crianças, jovens e adultos de todo o País a ler, escrever, refletir, pensar e criticar. Em comum, ler e escrever se expressam pela palavra. Toda palavra carrega uma ideia, um significado. Saber fazer uso da palavra é conscientizar e atuar. Para o Ecofuturo, ela é a ferramenta que habilita a ser humano e sustentável.

Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade – Destaca e premia os mais criativos projetos de aprendizado de sustentabilidade em seu sentido mais amplo, desenvolvidos por educadores de todo o Brasil.

Investimento Reciclável – O programa oferece apoio às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis visando ao aprimoramento dos processos produtivos, ao aperfeiçoamento da gestão, ao aumento da produtividade e à consequente melhoria na geração de receita.

Reservas Ecofuturo – Os objetivos desse programa são estruturar e elaborar estratégias de manejo para unidades de conservação, dividindo-se em cinco módulos de consultoria e assessoria técnica. Envolve diagnóstico e avaliação de potenciais de uma área natural, treinamentos específicos, elaboração de programas de gestão e planos de manejo.

Todos os módulos buscam a excelência no gerenciamento da unidade de conservação e promovem o envolvimento comunitário e o desenvolvimento local.Busco o melhor lugar do mundo para soltar minhas palavras e delas gerar as sementes das futuras gerações.

Vamos reflorestar o homem! Juliana Brito Santana Leal, 12 anos, Goiânia (GO). Participante do 6.º Concurso de Redação Ler é Preciso

SAIBA MAIS

Dia Mundial dos Oceanos

Ontem, 8 de junho, foi o Dia Mundial dos Oceanos. Trazemos aqui um artigo de Marcell Moraes, presidente da GEAMO – Grupo Ecológico Amigos da Onça, com edição de Talita Moretto.

Vamos refletir?

Os oceanos estão sofrendo com a poluição, o que afeta a vida do mundo todo. Mas nós podemos começar a defender os nossos oceanos, promovendo a limpeza das praias, não comprando peixe que esteja em vias de extinção, respeitando os seres marinhos. Vamos tentar participar de atividades em defesa dos oceanos. Não podemos esquecer que milhões de pessoas dependem deles para sua sobrevivência.Os oceanos absorvem entre 30% a 50% do CO2 emitido no mundo pela queima de combustíveis fósseis, e os mares, que cobrem cerca de 65% do planeta, produzem metade do oxigênio que respiramos. Os oceanos promovem a existência da Humanidade, são o pulmão do planeta, mas mesmo assim, continuamos a espalhar óleos e efluentes tóxicos nas águas, a praticar pesca destrutiva para encontrar espécies de alto valor comercial; ainda matamos baleias, cortamos as barbatanas dos tubarões para satisfazer desejos, mandamos cada vez mais barcos para a pesca. Está passando da hora de começarmos a refletir sobre nossas ações na natureza.Vamos salvar os oceanos?

Fonte: JMNews