Mais da metade dos jovens brasileiros desejam empreender

(Fonte: www.acessojr.com)

Mais da metade, 56%, dos jovens brasileiros sonham em ter um negócio próprio, sendo que 51% deles pretendem empreender em um prazo de até 6 anos. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Cia de Talentos, agência de recrutamento, em parceria com a Nextview People, empresa de pesquisas em gestão e desenvolvimento de pessoas.

Os jovens da região Norte são os que mais querem ter um negócio próprio, seguidos pelos da Centro-Oeste, Sul e Nordeste. O Sudeste do país fica com a última posição. “As regiões Norte e Nordeste são menos saturadas, o que torna um pouco mais fácil criar algo”, considera Maíra.

Ao mesmo tempo em que aumentou o interesse pelo empreendedorismo, diminuiu de 87% para 75% o índice dos que também avaliam trabalhar em empresas privadas.

Exemplo brasileiro

Eike Batista foi a personalidade mais citada pelos jovens brasileiros na questão “líder mais admirado”. Empreendedorismo e capacidade de inovar do empresário foram as justificativas utilizadas por 61% dos entrevistados para a escolha.

Como empreender?

Existem diversas organizações de jovens voltadas para apoiar outros jovens no empreendedorismo. Uma boa forma de tirar suas dúvidas e colocar suas ideias de negócios em prática é participar dos eventos realizados por instituições como a RioJunior, Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro, e Aliança Empreendedora.

Outra boa forma de buscar apoio para seu negócio é através de Startups. Diversas organizações, empresas e organizações do Brasil realizam um movimento de eventos e discussões sobre empreendedorismo, negócios e seleções períodicas de startups de projetos ou/e empresas.

Procure informações sobre o Salão de Inovação da Rio Info, Circuto Startups ou empresas-anjos, como são chamados investidores especializados em projetos jovens.

com informações da Revista Exame e do Portal Infojovem