Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
O Começo
Por Felippe Cronemberger
Ao participar de dinâmicas de grupo para jovens, temos a oportunidade de entender um outro tipo de dinâmica: a que acontece com o jovem contemporâneo. Poe dinâmica nisso. Uma nova geração, simplificada entre diversas variáveis como X, Y e Z e outras, traz desafios e responsabilidades para as empresas e muito aprendizado.
Ansiosos por uma oportunidade, eles entram na sala com seus smartphones. Seus olhares desconfiados, de uma insegurança perfeitamente compreensÃvel para a idade, revelam a esperança de realizar um sonho que não se conhece. Emprego? Carreira ? Quantas terminologias e desafios trazidos pela famÃlia e pelo mercado num momento em que nenhum ser humano – nem os de outras gerações – tem noção existencial ou certeza sobre o que será feito de seus dias úteis para o resto da vida.
De fato, há uma certa inocência em achar que as dinâmicas do grupo são significativas para definir os rumos da vida profissional dos jovens. A iniciativa cumpre o propósito técnico de identificar potenciais, mas nem sempre explicita valores mais importante que a chance do primeiro emprego: a oportunidade de aprender, de interagir, de se trabalhar em grupo, de se alcançar resultados com pessoas que você não conhece. Tantos medos e incertezas neste momento, em que o erro, justamente aquilo que nunca queremos cometer, pode acontecer no momento mais apropriado.
O fracasso em dinâmica de grupos e puro aprendizado. São degraus importantÃssimos e necessários para o sucesso. E o começo certo de uma carreira indefinida – como é para a grande maioria dos bem sucedidos – e nunca o fim da linha. No mundo profissional, haverá muitos começos e muitos fins. Exercite os começos. Nunca desista dos fins.
* Felippe Cronemberger é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Administração de Empresas pela University at Albany em Nova Iorque. Atuou em diversos projetos nos EUA além de ter acompanhado o recrutamento de jovens e profissionais experientes em diversos segmentos. Suas especialidades são pesquisa em tecnologia e inovação para Recursos Humanos, ensino, educação corporativa e práticas multidisciplinares para desenvolvimento da força de trabalho e da organização.