Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Especialistas internacionais percorrerão cidades apresentando soluções para metrópoles brasileiras.
Em sua 2ª edição, evento “A Cidade e o Jovem” terá conferências de especialistas ibero-americanos que apresentarão exemplos de sucesso para espaços públicos, conglomerados urbanos e mobilidade urbana.
Entre os dias 7 e 27 de outubro, as cidades de Ribeirão Preto, Santos, Campinas, São Paulo, Bauru e São José dos Campos receberão especialistas internacionais que apresentarão palestras abordando as cidades inteligentes, com arquiteturas sustentáveis e gestão de conglomerados, temas que surgem entre os principais assuntos da sociedade atual. Grandes nomes da arquitetura e urbanismo, como o brasileiro Ruy Ohtake, trarão ao evento “A Cidade e o Jovem – Territórios de Vida em Comum” exemplos ibero-americanos mundiais bem sucedidos que podem ser aplicados nas cidades brasileiras.
O evento trará em sua segunda edição experiências ibero-americanas que promovem um ambiente urbano mais inclusivo, com iniciativas que melhoraram a acessibilidade dos espaços públicos, aperfeiçoamento da gestão das metrópoles e a aplicação de métodos e tecnologias que deram forma ao conceito de cidade inteligente, como Portugal, que hoje surge como referência no tema.
Apesar das dificuldades, as metrópoles brasileiras avançam para uma melhor mobilidade urbana, organização dos espaços e inclusão. A cidade de São Paulo, por exemplo, que tem meta de construir 400 km de ciclovias, tem aprovação de 88% dos paulistanos para a expansão das faixas exclusivas para bicicletas, de acordo com pesquisa do Ibope para a Rede Nossa São Paulo.
Em outro caso da capital paulista, uma das maiores comunidades do país, o Heliópolis, viu sua arquitetura se transformar e incluir uma nova realidade aos próprios moradores da região. Creches, centros culturais esportivos, escolas técnicas e parques foram erguidos ou adaptados pelo arquiteto Ruy Ohtake.
O evento é organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e acontecerá nas universidades Barão de Mauá em Ribeirão Preto, Unisantos em Santos, Unicamp em Campinas, FIAM-FAAM em São Paulo, na sede da OAB de Bauru, em parceria com a UNESP e UNIVAP São José dos Campos.
Nessas apresentações, os estudantes terão a oportunidade de conhecer e debater cases de sucesso aplicados em outras cidades que podem servir de inspiração para a resolução de problemas de espaços urbanos e melhora na qualidade de vida da sociedade brasileira. Estarão em pauta temas como “O Plano Estratégico Montevideo 2030”, “A arquitetura de paisagem e a valorização dos espaços públicos”, “Políticas para gestão de aglomerados urbanos” e “O caso das Smart Cities em Portugal”.
O Diretor Presidente da ONG Opção Brasil, Daniel Vaz, diz que a proposta ganha dimensões ainda mais amplas e surge em um momento importante para as cidades do país. “Muitos dos jovens para quem vamos falar desejam mudanças nas cidades, e muitas delas já estão passando por esse processo de transformação. Os exemplos que apresentaremos no evento mostrarão que para todos os problemas que conhecemos, existe solução, e isso pode ser feito de maneira eficiente, beneficiando a população de uma maneira geral”, explica.
As inscrições para as palestras em todas as universidades da grade são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas por meio do site do evento (www.acidadeeojovem.com).
Acesse as redes sociais do evento:
Facebook: https://www.facebook.com/ACidadeeoJovem
Twitter: https://twitter.com/acidadeeojovem
O evento
Organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o evento será realizado em parceria com as universidades Barão de Mauá, Unisantos, Unicamp, FIAM-FAAM, FAAC UNESP Bauru e UNIVAP de São José dos Campos. Nas apresentações, conferencistas de diferentes países apresentarão inciativas que ajudarão no pensamento levantando a bandeira das cidades inteligentes, com arquiteturas sustentáveis e gestão de conglomerados, temas que surgem entre os principais temas da sociedade atual.
A Opção Brasil é uma Organização Não Governamental fundada em 2001 com o objetivo promover a participação social, autônoma e empreendedora da juventude universitária na América Latina a partir do estímulo às práticas extensionistas das universidades da região, além de construir um espaço de participação da juventude no país.